10-erros-basicos-de-web-design-miltondesign

A principal áreas do desenvolvimento web é o web design, e essa deve se comunicar com outras áreas correlatas, a partir de um bom planejamento visual. É o que o web design deve proporcionar: uma boa experiência visual ao visitante do site e o sucesso que se almeja.

Para corrigirmos um problema, é preciso conhecê-los antes; por isso, vamos a uma pequena lista com 10 erros básicos de web design que você deve evitar!

 




 

Erros básicos de web design

  1. Usar fontes de difícil leiturabilidade.
  2. Não usar imagens, apenas texto puro.
  3. Textos longos sem parágrafos.
  4. Tamanho da fonte do conteúdo muito pequena.
  5. Elementos em flash, muito pesado.
  6. Texto por cima de background muito colorido.
  7. Muita publicidade, dispersando ou interrompendo a leitura.
  8. Popups indesejáveis.
  9. Conteúdo muito intenso.
  10. Links diferente da cor do texto.

 

1 – Usar fontes de difícil leiturabilidade.

O uso de fonte adequada para a leitura confortável é muito importante para manter a retenção do visitante no seu site, todos os outros elementos (imagens, gráficos etc.) são importantes para tornar o conteúdo agradável, mas é o texto que o visitante buscou quando pesquisou no Google, e esse é que deve ser prestigiado, pois, já ouvistes que o conteúdo é o rei.

 

2 – Não usar imagens, apenas texto puro.

Da mesma forma que a escolha da fonte é importante para tornar o conteúdo agradável, o uso de imagem ajuda a dar mais suporte para o texto, tornando-o mais explicativo. Faça sempre uso de imagens quando desejar um texto de leitura mais agradável.

Mas, lembre-se de não usar imagens em excesso, pois, essas determinarão, também, o tempo de carregamento da página.

 

3 – Textos longos sem parágrafos.

Recomenda-se, parágrafos com 4 ou 5 linhas para tornar a compreensão mais fácil, pois, parágrafos maiores tornam difícil a leitura na tela do computador. Dessa forma para aumentar a entendimento do conteúdo do seu site use sempre essa regra.

 

4 – Tamanho da fonte do conteúdo muito pequena.

Qual o tamanho ideal de fonte para a tela do computador? Esse tamanho deve ser a partir de 16 px, o padrão nos navegadores. Fontes muito pequena torna o texto lido na tela muito desconfortável, claro que as pessoas podem aumentar o tamanho das letras no navegador, mas leve em consideração que essa experiência não é prática de todos. Letras maiores tornam o texto mais fácil de ser lido também por pessoas com mais idade.

 




 

5 – Elementos em flash, muito pesado.

Acredito que você não esteja mais usando banners e outros elementos em flash, mas se ainda o está fazendo, leve em consideração não utilizá-lo mais. Existem outras formas de dar dinâmica a sua página. Se você estiver usando WordPress existem dezenas de plugins que realizam a mesma tarefa.

 

6 – Texto por cima de background muito colorido.

O melhor background para texto é o branco, pois, essa é a relação que as pessoas estão acostumadas na leitura de conteúdo, seja na tela, seja impresso. Mas se você precisa colocar um texto sobre uma imagem de background (fundo), procure sempre usar uma área que permita alto contraste, pois isso facilita a leitura, caso contrário a leitura será muito prejudicada, dificultado a compreensão.

 

7 – Muita publicidade, dispersando ou interrompendo a leitura.

Sabemos que alguns blogs sobrevivem de publicidade, nada mais justo, a questão é a quantidade de publicidade que no final, o visitante nem enxerga e que atrapalha a sequência da leitura, com interrupções.

Noutras ocasiões são tantos pontos chamando a atenção que acabam “enfeiando” a página em que estão, fazendo com que alguns visitantes desistam da visita.

O que se precisa é encontrar um ponto de equilíbrio entre a receita dos Ads e o conteúdo, que é o motivo da visita.

 

8 – Popups indesejáveis.

Em alguns caso, nem bem o visitante entra no site e já lhe pede alguma coisa: likes (curtidas) ou assinatura de Newsletter em troca de uma isca digital (ebook) etc. Sabemos o quanto são irritantes os popup, pois em alguns, até é difícil encontrar o botão (x) de fechar.

Outros só fecham quanto se completa a tarefa, o que é mais odioso, pois, obrigam o usuário a fazer o que não deseja, pois, ele chegou até ali em busca de um informação para solucionar uma dor (problema).

Então, evite ao máximo usar popups a não quando ser estritamente necessário.

 

9 – Conteúdo muito intenso.

Qual o tamanho ideal do conteúdo textual de uma página? Não existe, pois, a página que você está lendo, tem quase 1000 palavras. O que determinará o tamanho é a necessidade do conteúdo, aliado ao bom senso.

Se o conteúdo demanda um texto um pouco mais longo, como no caso de um tutorial, o tamanho pouco importa, pois, se for interessante o visitante o lerá até o final. Se o conteúdo responde a uma questão, não tem razão de ser muito extenso, nesse caso, devemos ir direto ao ponto.

Então, para termos uma ordem de grandeza o conteúdo, digamos ideal, deve ir de 300 a 1000 palavras.

 

10 – Links diferente da cor do texto.

Os três estados principais do link deve ter, pelo menos, duas cores diferente: uma para sinalizar que é um link; a outra para a passagem do mouse sobre ele. O ideal seria uma terceira cor, para link visitado, para o visitante saber que já visitou aquele link e não visitá-lo novamente.

Então, na sua folha de estilo determine os estados do link, ajude o visitante do seu site.

 

Conclusão

Seguindo essa breves orientações você conseguirá uma maior retenção dos visitantes no seu site, pois, tornará as páginas com um melhor design e, por conseguinte, uma maior usabilidade.

Você pode ter mais dicas e orientações no capítulo 6 e 7 do ebook “Tirando o máximo do seu blog” que pode ser adquirido nesse link.

Gostou do post? Comente, curta e Compartilhe.

Precisando de ajuda? Clique aqui, podemos te ajudar.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *