inlfuencias-das-cores-miltondesign

Influência das cores na percepção subjetiva

A influências das cores adicionam outras dimensões a informação, isso é inegável. As cores sugerem a sua própria mensagem subliminar, despertam sentimentos e nos envolver.

 




 

Os 3 pilares dessas influências são:

1. Influência Biológica

Essas influências das cores é baseado em nosso sistema de percepção, percebemos a cor vermelha com muito mais intensidade, por exemplo, que a cor azul. Esse fenômeno está relacionado ao fato de nós termos mais células responsáveis pela percepção da cor sensível a cor vermelha (aproximada 64%) e verde (aproximadamente 34%) e nas retinas dos nossos olhos estão as sensíveis a cor azul (aproximadamente 2%). Por esse motivo na natureza encontramos poucos elementos realmente vermelhos (a não ser algumas flores que de fato chamam bastante a atenção).

 

2. Influência Cultural

Nossa percepção da cor está fortemente ligada a influências de cores na cultura. Um exemplo extremo que podemos citar é com a percepção da cor preta: quando a cultura deu a essa cor uma imagem de morte e ligação com o mal, no Egito está ligado ao nascimento e ressurreição e na cultura hebraica significa compreensão.

Mesmo o design corporativo é distinguido frequentemente por uma cor ou uma combinação específica da cor, utilizado normalmente como a identidade própria da empresa, fazendo parte de sua cultura visual.

 




3. Influência Individual

Todas as nossas preferências e aversões a cores, o que gostamos e não gostamos, deve ser levados em conta nessa hora. A moda é muito influenciada por nossos gostos. Por exemplo, a cor laranja era bastante popular na década de 70 e foi utilizada por muito tempo e que no início de 2000 ressurgiu. O uso de cores combinadas ou mesmo degradê usados em sites pode ser uma influência individual, da moda, tendência.

Você deve manter sempre esses tipos de influência em sua cabeça na hora de compor um layout. considere que a cor é percebida de forma diferente entre as pessoas e cabe você tentar utilizar a cor mais apropriada para o público-alvo do seu layout, incluindo também o cliente que está te contratando o projeto.

 

Gostou do post? Comente, curta e Compartilhe.

Precisando de ajuda? Clique aqui, podemos te ajudar.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *