Meus clientes de sites e blogs me perguntam com frequência como aumentar a visibilidade e o posicionamento nos resultados de pesquisa orgânica do Google. E qual é a nossa resposta: “Pense nos seus usuários, no que podem estar pensando, pois é dessa forma que pensam os buscadores”.
O que é que isto significa na prática? Significa fornecer aos visitantes o conteúdo que eles estão à procura, pois é a relevância que irá direcionar o tráfego para o seu site ou blog.
Muitos se concentram-se na forma como as suas páginas irão ser posicionadas, porém, segundo o Google, a posição é determinada por mais de 200 critérios, visando sempre atender melhor as pesquisas. É muito melhor investir o seu tempo na qualidade do seu conteúdo e na respectiva acessibilidade do seu site do que tentar descobrir formas de “influenciar” um algoritmo do mecanismo de pesquisa.
O que fazer, então?
- Crie conteúdo relevante e atraente, os visitantes irão acessar às suas páginas através de vários links, portanto, certifique-se de que cada página chama a atenção devida.
- Envolva os seus visitantes estudando os seus hábitos de visita ao seu site para acelerar a visibilidade e a fidelização dos leitores.
- Acompanhe os acessos do seu site, utilizando o Analytics do Google. Analisando as páginas mais visitadas, o tempo de visita, o retorno dos visitantes etc.
- Tenha links de alta qualidade para o sites ou blogs do mesmo segmento.
- Forneça links de texto adequadamente no seu site ou blog, sendo o mais semântico possível, pois isso ajuda nas intenções dos visitantes e certifique-se de que eles incluem termos que descrevem o tópico, isso é muito importante.
O que não fazer:
- Não encha a sua página com listas de palavras-chave, procure uma densidade em torno de 2% ou 3% do total de palavras de cada conteúdo, lembre-se estamos escrevendo para pessoas.
- Não tente “camuflar” páginas com texto que possam ser visto pelos mecanismos de pesquisa mas não pelos utilizadores. Isso pode penalizar o seu site ou blog.
- Não insira páginas “apenas para rastreio” ao definir páginas ou links cujo único objetivo seja “enganar” os mecanismos de pesquisa.
- Não utilize imagens para exibir nomes, conteúdo ou links importantes – os mecanismos de pesquisa não “lêem” imagens, ainda.
- Não crie várias cópias de uma página em URLs diferentes com a intenção de enganar os mecanismos de pesquisa. Isso pode te levar a ser banido das pesquisas.
Outros elementos são também importante para um bom posicionamento nos sites de buscas, mas os citados acima estão ao alcance de qualquer pessoa.
Assine também a nossa Newsletter e se mantenha informado(a).
Gostou do post? Comente, curta e Compartilhe.
Precisando de ajuda? Clique aqui e saiba como podemos te ajudar.
Deixe uma resposta
Quer se juntar a discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!