Backlinks o que são e como funcionam

Backlinks Milton Design

O que são backlinks?

Backlinks são links que conectam sites um ao outro. Estes links são importantes para informar aos motores de busca que um site é importante, no seu segmento.

Para o Google os links funcionam como votos, então, conseguir novos backlinks é como ter mais votos numa busca infinita por popularidade na Internet.

Preste atenção, se você quer que esses links impulsione o seu trabalho de SEO do seu site, eles precisam ser de sites relacionado ao seu site e o que você faz, de outra forma, contribuirão negativamente para o posicionamento do seu site, pois isso pode indicar fraude, coisa que aconteceu muito no passado e ainda acontece, venda de backlinks.

Então, quanto mais votos para o seu site significa maior credibilidade e uma probabilidade de um ranqueamento melhor nas buscas relevantes para o seu público, lembre-se que estar nas primeiras posições pode ser uma questão de sobrevivência. Um outra coisa não menos importante é o conteúdo, ser achado e ter um conteúdo ruim, não é bom.




O que se precisa ter em mente é que nem todos os links são iguais perante os robôs dos motores de busca, isso é de certa forma compreensível. O que é consenso geral é que sites mais confiáveis e populares tem um peso mais relevante, então pedir backlink a qualquer um não irá resolver a questão, desta forma não adianta pedir ao seu amigo para fazer backlink para você se esse não tiver autoridade suficiente no ranqueamento.

Por que isso? Porque quando um site inclui um link para o seu, está certificando que o conteúdo é interessante para o público deste, mesmo assim os robôs tentam compreender melhor a relação no conteúdo dessas páginas. Desta forma, o Google, por exemplo, precisa identificar a relação entre os conteúdos, então não adianta tentar conseguir qualquer link, estes devem ser: do mesmo segmento, conteúdo complementar e de preferência, melhor posicionado, para as palavras-chave que se pretende ranquear.

Aproveitando por falar em palavra-chave, o texto âncora deve ser nas palavras-chave que se pretende ranquear, não faz sentido nenhum linkar para o seu site textos que não fazem referência em termos que não se tem interesse, desta forma, quando for solicitar o backlink, sugira onde deve ser colocado o link desejado.

Como conseguir backlink de qualidade?

No próprio motor de busca. Entre no seu buscador preferido, digite os termos que gostaria de pesquisar para identificar os seus concorrentes, selecione os dez primeiros. Nunca é demais frisar, deve ser dentro do seu ramo de atividade. De posso dessa relação, identifique os que possam, de alguma forma, impulsionar significativamente no seu ranqueamento.

Visite estes sites e fale com o proprietário sobre a sua intenção de parceria de backlinks. Outras formas são: participar de fórums;  escrever artigos em sites tipo o medium, por exemplo, também ajudam no rankeamento e em todos os lugares que você puder participar e possa informar o link que se deseja o direciomento.

Quais os tipos de backlinks?

Basicamente existe dois tipos de links importantes a saber:

  • follow;
  • nofollow.

Eles atuam como sinalizadores para os robôs do mecanismo de busca. No caso do “follow”, informa o buscador para seguir o link, esse tipo de sinalização passa autoridade.

No atributo “no follow”, informam ao robô para não seguir o link, eles ainda servirão para direcionar os usuários do site para navegar dentro deste, mas não querem que os robôs sigam o link.

Normalmente na troca de links, em uma parceria feita com terceiros, esse atributo deve ser sempre “follow”.

Finalizando

Sintetizando em todos os lugares onde você puder colocar um link direcionando para o seu site, tendo sempre em mente que deve ser de qualidade, evitando ao máximo links tóxicos, aqueles que não tem relevância e que sinalizam para o motor de busca negativamente, devem ao máximo ser evitados.

Vou deixar para você um link mais completo sobre o backlink como sugestão, é só visitar.

Então, gostou do post? Comente ou compartilhe.

Ainda se está precisando de ajuda no seu site, faça contato que te ajudaremos.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.