Cinco ferramentas de SEO gratuitas para impulsionar suas classificações no mecanismo de pesquisa

Você já se perguntou como fazer seu site aparecer na primeira página de resultados de pesquisa? Claro que sim. Toda pequena empresa deseja ser encontrada online, mas nem sempre é uma tarefa fácil.

O tráfego do site não segue o  mantra dos Sonhos: “Se você construir, eles virão”. Você pode criar um site matador, mas se não estiver usando  técnicas de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), suas expectativas online permanecerão vazias.

O que é SEO? É uma forma de melhorar a visibilidade do seu site, para que apareça nos resultados da pesquisa. Ao fazer alterações específicas em seu site, você pode aumentar o tráfego de forma orgânica e agradar as “aranhas” do Google, para que seu site seja listado quando as pessoas pesquisarem usando certas palavras-chave.

Para ajudar a impulsionar sua classificação sem precisar de um webmaster, aqui estão cinco ferramentas de SEO gratuitas para o proprietário de sites:

1. Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta de palavras-chave que pode ser acessada. Você pode ver como as consultas de pesquisa mudam ao longo do tempo quando as pessoas pesquisam sua palavra-chave e comparam diferentes palavras ou frases para ver qual é a melhor.

2.  BROWSEO

Essa ferramenta mostra como um mecanismo de pesquisa vê seu site. Ele reduz seu site a um nível básico, sem fontes, cabeçalhos ou imagens extravagantes, e exibe informações relevantes de SEO. Olhando para o seu site dessa forma, você pode ver o que precisa ser melhorado.

Tudo que você precisa fazer é inserir sua URL no site, sem downloads adicionais necessários.

3. Screaming Frog

Quais problemas de SEO seu site enfrenta? Não tem certeza? Use Screaming Frog. Gratuito para os primeiros 500 URLs, essa ferramenta rastreia seu site em busca de bloqueios de SEO e fornece um relatório das áreas problemáticas.

A ferramenta procura links quebrados, metadados ausentes, arquivos e imagens grandes, páginas duplicadas e links internos, apenas para citar alguns. Pense nisso como uma auditoria de SEO. Use os resultados para melhorar seu site e SEO.

4.  GTmetrix

Quão rápido seu site carrega? Você tem uma ou duas páginas em seu site que demoram muito para aparecer? A velocidade lenta da página pode prejudicar o SEO. A velocidade do site desempenha um papel na classificação do mecanismo de pesquisa, então você vai querer verificar a velocidade do seu site com GTmetrix.

Basta inserir sua URL no site e você obterá uma pontuação de velocidade da página e uma lista de maneiras de melhorá-la. Por exemplo, pode sugerir redimensionar imagens para melhorar os tempos de carregamento.

5. Responsive Design Test

Como é o seu site em um smartphone ou tablet? Os mecanismos de pesquisa dão tratamento preferencial a sites que tenham uma ótima aparência em todos os dispositivos, não importando seu tamanho ou orientação.

Para garantir que seu site tenha uma aparência nítida em todos os dispositivos, use um design de site responsivo. Este design se adapta a todos os dispositivos, então você não precisa criar vários sites.

Não tem certeza se você tem um design responsivo? Use esta ferramenta  para descobrir. Se você não tiver um design responsivo, considere atualizar seu site ou  obter ajuda  profissionais.

Gostou da postagem? Foi útil para você? Então, considere fazer uma doação PIX para nossa edição.

E, precisando de ajuda, clique aqui e saiba como podemos te ajudar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.