Ao elaborar um projeto de um website ou design, quando o cliente oferece total liberdade de criação, o designer tem em mãos uma difícil missão, que precisa transpor para conseguir realizar um trabalho harmonioso: não basta apenas escolher cores ideais, é preciso estudar diversas combinações de cores e decidir qual delas será, definitivamente, a mais adequada a empresa e as exigências do mercado.




Quando isso acontecer, tenha em mente que o primeiro mandamento da internet e o do bom design é a legibilidade. A maioria dos websites profissionais opta por cores mais clara em cerca de 70 a 80% da área de tela do websites. Um website com muitas áreas escuras desagrada os olhos e dificulta a leitura, mesmo quando as fontes estão definidas com um padrão de cor mais claro. Prefira sempre deixar a maior parte do site em cores mais claras, preferencialmente o branco, e reserve as cores escuras para detalhes de layout.

Abaixo um pequeno guia com as melhores e as piores combinações de cores para detalhes de websites, seguido de uma pequena explicação.

 

Combinações de cores de sucesso

Amarelo e Azul

combinacao-amarelo-e-azul-miltondesigner

Uma combinação original e que agrada a maioria dos usuários. Neste caso, recomenda-se testar os tons de azul mais claros e acinzentados, aproveitando o amarelo puro na maioria dos detalhes pequenos e linhas de composição do layout.

 

Verde e Branco

combinacao-de-cores-verde-branco-miltondesigner

o verde é uma cor muito perigosa. A escolha criteriosa do tom é essencial para criar um layout agradável e, ao mesmo tempo, sofisticado. Recomenda-se combinar a partir dos tons de verde mais metálicos e levemente azulados que, combinados com o branco, sugerem limpeza e bom gosto. Experimente outras variações de verde, misturando elementos mais claros com mais escuros.

 

Cinza e Vermelho

combinacao-de-cores-vermelho-cinza-miltondesigner

Quando falamos no cinza para esta combinação escolhemos os tons de cinza mais claros para a maioria dos gráficos em cinza e alguns gráficos em tons de grafite. O vermelho escuro sugere força e “aquece” os tons muito frios de cinza.

 

Azul e Cinza

combinacao-de-cores-azul-e-cinza-miltondesigner

Uma combinação fria mais muito agradável. Aliás, milhares de sites na Web optam por estas tonalidades, clássicas, sofisticadas e quase sempre indispensável quando não se quer errar. Mas devemos te atenção para o fato de que existem alguns tons de azul que se recomenda cautela no uso, como por exemplo o azul puro, por ser uma cor muito forte e, se aplicada a grandes áreas, tendem a desagradar os olhos. É sempre melhor utilizar tons de azul acinzentados em grande áreas. Já na questão do cinza, qualquer tom é permitido, desde o mais claro até o grafite, neste último tom devemos ter cautela, para não deixar o visual pesado.

 

Preto e Cinza

combinacao-de-cores-cinza-e-preto-miltondesigner

Apesar de serem duas cores que intimidam, o preto e o cinza são muito elegantes conferindo sofisticação. Na composição de layouts podemos abusar nos tons de cinza mais claro, escolhendo detalhes em preto. O inverso não deve ser utilizado, ou seja, utilização de grande áreas em preto, sendo uma cor de difícil contraste para leitura mesmo as fontes sendo em branco.

 

Preto, vermelho escuro e branco

combinacao-de-cores-preto-vermelho-e-branco

O preto e o vermelho escuro são duas cores muito pesadas que, sozinhas, não recomendo na composição de uma página. Entretanto, se houver predominância de branco, estas duas cores podem conferir um aspecto maravilhoso ao desenho do site.

 

Amarelo, cinza e laranja

combinacao-de-cores-cinza-e-lranja combinacao-de-cores-amarelo-e-cinza

O amarelo e o laranja são cores alegres e quentes e, se combinadas com o cinza, conferem um ar moderno e original ao seu website.

 

Azul e laranja

combinacao-de-cores-azul-e-laranja

Assim com o azul e o amarelo, o webdesigner obterá excelente efeitos se combinar tons de azul acinzentado com laranja em tons mais vivos, este último em detalhes de destaque na página. O laranja tem a propriedade de aquecer o azul, que é uma cor fria, conferindo um visual moderno e diferente ao layout. Normalmente, sites de diversão e entretenimento utilizam esta combinação de cores.

 

Bege e branco

combinacao-de-cores-branco-e-bege-miltondesigner

O bege é uma tonalidade muito suave e pode ser combinada livremente com o branco, compondo websites para qualquer público-alvo. Esta é a combinação mais versátil de todas as apresentada anteriormente.

 

Combinações de cores desastrosas

Verde e amarelo

combinacao-de-cores-verde-amarelo

Apesar de o verde e o amarelo serem motivos de orgulho nacional, não se recomenda essa duas cores juntas em um layout de websites. O verde por si só é uma cor difícil de combinar, ficando melhor quando utilizadas com cores neutras (branco ou cinza). Além disso, diversos tons de verde são desagradável aos olhos numa tela de monitor. O amarelo muito vivo tende a “brigar” com o verde, esteja ele em qualquer tom.




 

Vermelho e preto

combinacao-de-cores-vermelho-preto

O vermelho e o preto são cores que transmitem muito peso e sensualidade e podem intimidar os usuários. Evite utilizar essa cores muito fortes combinadas sozinhas, como cores únicas de uma página. Além de promover a não legibilidade do website, pode incomodar algumas pessoas por cansar rapidamente os olhos.

 

Verde e vermelho

combinacao-de-cores-verde-vermelho

O verde e o vermelho, assim como, o verde e o amarelo, são duas cores que “brigam” entre si, já que o verde não é neutro e o vermelho se impõe sem cerimônias.

 

Laranja e vermelho ou amarelo e vermelho

combinacao-de-cores-laranja-vermelho combinacao-de-cores-amarelo-vermelho

Duas cores muito quentes devem ser utilizadas com muita discrição. Esta combinação, por si só, não deve ser adotada como os únicos tons em um layout. Utilize em companhia de tons mais frios, cinza ou azul, preferindo o tom de vermelho mais escuro que confere maior suavidade. Já o laranja e o amarelo puro podem se utilizados, desde que com cautela, pois, de outra forma o resultado pode parecer um verdadeiro carnaval.

 

Roxo e preto

combinacao-de-cores-roxo-preto

O roxo é uma bela cor, mas ao mesmo tempo muito estranha. Ele pode fazer parte com sucesso de layouts mais divertidos e jovens, quando levemente claro e combinados com cores alegres, como o amarelo ou o laranja. Entretanto o roxo traz em si a sensação de mistério e medo, e unido ao preto sugere morbidez.

 

Branco e amarelo

combinacao-de-cores-branco-amarelos

Assim com as cores muito escuras tendem a pesar um website, cores muito claras desagradam os olhos com a mesma intensidade. Apesar de ser uma cor muito alegre, amarelo puro, quando combinado com o branco, tende a ficar muito apagado.




Regras finais

  • Evite misturar dois tons quentes e predominantes na aparência geral de um layout; procure sempre “quebrar” o calor com algum tom frio;
  • Cuidado ao utilizar dois ou mais tons muito luminosos como únicos em um websites;
  • Evite combinar apenas preto e cinza em um portal ou website muito visitado. Quebre a monotonia utilizando uma terceira cor mais alegre;
  • Tenha extremo cuidado com algumas tonalidades de verde (verde bandeira e verde limão). O verde é uma cor muito bonita e pode favorecer o seu layout quando bem aplicada;
  • Não deixe de observar, acima de qualquer coisa, o público-alvo a atingir, isso determinará a utilização de cores;
  • Como última recomendação é a legibilidade. Cores muito escura tende a ofuscar a leitura de textos, mesmo quando definidos em cores mais claras, dê preferência para texto escuro em fundos claros.

 

Gostou do post? Comente, curta e Compartilhe.

Precisando de ajuda? Clique aqui, podemos te ajudar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *