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Como fidelizar os seus clientes: seja você empresa de qualquer tamanho; seja profissional liberal; seja autônomo; seja você um(a) artesão(ã), doceira, pedreiro, enfim, não importa o que faça ou mesmo o seu tamanho, se você depende de clientes para sobreviver, como eu, siga as dicas abaixo e o seu sucesso será uma questão de tempo.

 




Permita que seu cliente entre em contato com você facilmente

Pensando do lado do consumidor, é muito chato quando esse não encontra os canais de contato do negócio, para fazer uma possível reclamação, tirar uma dúvida etc., bem claro, de fácil acesso.

Se você tem um site, um formulário de contato bem visível ou uma opção *Fale Conosco*, de fácil localização já resolve o problema.

 




Se você não tem site, nem uma fanpage, por exemplo, no seu cartão de visita ou folder (prospecto) os canais disponíveis deve estar bem claro, com os horários que possam te encontrar.

Além das formas citadas a cima, também tem-se a possibilidade de ferramentas online, como os *Help Desks*, dentre outras formas de comunicação online como Skype, Whatsapp Facebook Messenger etc. Se você optar por algumas das comunicações online, como as citadas, não demore a responder, seja o mais rápido possível.

E não se esqueça que o mais importante, nessa interação, é nunca deixar pergunta sem resposta, seja ela qual for.

Surpreenda o seu cliente com algo mais

Exite um tipo de modelo de negócios chamado Modelo Kano, onde, a proposta é entregar algo a mais para o seu cliente, algo de valor, que seja importante para ele(a), não qualquer coisas, tipo chaveirinho.

Para efetivamente causar esse efeito em seus clientes, existem coisas que é viável fazer: Entregar produto antes do prazo estipulado; Entregar algum tipo de brinde útil, que possa ser usado junto com o produto entregue; Um cupom de desconto para novas aquisições; etc.

Mesmo que esses benefícios gerem algum tipo de custo, isso poderá levar esse(a) cliente a fazer um novo negócio com você, considere esse custo, como investimento, para fidelizar e manter o seu cliente, pois, um cliente satisfeito sempre volta e, muitas das vezes, traz outros.

Incentive para que ele volte

O ato de fornecer cupom de desconto, por exemplo, para clientes que já compraram de você, é uma ótima tática, que tem se mostrado uma excelente estratégia de Marketing, onde, você incentiva que o(a) seu/sua cliente retorne e faça novos negócios.

 




Crie um sistema de pontuação que possa ser transformado em alguma coisa de valor para os seus clientes.

Tenha um controle do seu cliente

Existem algumas ferramentas no mercado destinadas a isso como os CRM (Customer Relationship Management) que ajudarão a você a gerenciar os seus clientes.

Essa ferramentas, dentre outras coisas, permitirão a você administrar informações como:

  • Nome, telefone e endereço;
  • Data de nascimento;
  • Quantos e quais itens foram comprados;
  • Quanto ele já gastou;
  • Relatório de reclamações e elogios feitos por esse cliente;
  • etc.

Você pode controlar essas informações em uma planilha excel, por exemplo, mas, se você tem muitos clientes, busque uma ferramenta CRM. Para te ajudar no mercado existe diversas opções, bem acessíveis.

Conclusão

Se você não cuidar do seu cliente, com carinho, um concorrente seu o fará.

E nunca é demais dizer que, ações como as citadas acima, de retenção de clientes, são mais baratas do que ações para adquirir novos clientes.

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