como saber se voce esta esgotado ou é preguiça? miltondesign

Como saber se você está esgotado(a) ou é preguiça?

O aumento geral da conscientização sobre a importância do autocuidado e do trabalho no próprio bem-estar e saúde mental levou a uma maior sensibilidade e ajuste dos ambientes de trabalho e escola. Apesar das mudanças feitas para atender aos estados mentais das pessoas, ainda é bastante comum que as pessoas rotulem erroneamente o burnout como preguiça.

Burnout é uma sensação total de exaustão sentida mentalmente, emocionalmente e fisicamente. Burnout é causado por quantidades contínuas e excessivas de estresse. Isso leva a uma extrema dificuldade em se motivar, resultando em baixa produtividade. Este pode ser um dos principais fatores onde o esgotamento e a preguiça se sobrepõem.

Embora a preguiça e o esgotamento possam parecer semelhantes do lado de fora, é essencial conhecer a diferença dos dois para abordá-los adequadamente. Aqui estão alguns sinais que podem ajudá-lo(a) a diferenciar se o que você está sentindo é de fato esgotamento ou uma onda de preguiça.

Vivendo a vida no piloto automático

Você não se sente mais você mesmo. Você se sente desconectado(a) das coisas que acontecem ao seu redor, vivendo a vida como uma folha flutuando sem rumo ao vento. Você se sente muito exausto(a) para se envolver em coisas diárias.

Isso pode fazer com que você esqueça de cuidar de si mesmo(a). Você parou de cuidar de si mesmo(a), possivelmente comendo e dormindo em intervalos irregulares. Você começou a se retrair para dentro, afastando-se de seus amigos e familiares, passando seu tempo sozinho sem fazer nada porque está completamente exausto(a).

Perdendo sua unidade 

Coisas que podem ter despertado seu interesse, ou pelas quais você costumava se apaixonar, não estimulam mais a mesma resposta.

A principal diferença entre esgotamento e preguiça é que você não costumava se sentir assim. A preguiça pode ser um traço mais habitual, mas se você experimentar uma perda de motivação, paixão e/ou despersonalização quando costumava sentir exatamente o oposto disso, então você pode estar experimentando esgotamento, não preguiça.

Forçar a si mesmo neste ponto pode até fazer com que você se ressinta do trabalho que já amou, tornando-o apático em relação às coisas pelas quais costumava se sentir fortemente.

Atacado(a) por pequenas coisas

Você se sente estressado com pequenas coisas? Tornou-se mais fácil para as pessoas ou situações deixá-lo(a) nervoso ultimamente? O esgotamento pode dificultar o controle de suas emoções, o que pode não ter sido um problema para você no passado.

Isso contrasta muito com a preguiça, pois as pessoas preguiçosas geralmente têm uma disposição descontraída, geralmente imperturbável por qualquer coisa.

Você nem sempre foi assim

Novamente, a principal diferença entre esgotamento e preguiça é que essas coisas nunca foram um problema para você no passado. Burnout não acontece de uma só vez. É causado por um acúmulo gradual de estresse que, quando não tratado, pode levar a esses sintomas.

É importante detectar o esgotamento desde o início, reconhecendo como você se sente e tomando nota do que pode estar fazendo com que você se sinta assim. Identificar as causas-raiz pode ajudá-lo(a) a descobrir como lidar com essas coisas.

Pode parecer muito mais fácil falar do que fazer, procurar ajuda profissional pode fornecer uma orientação melhor. Reconhecer o burnout em seus estágios iniciais pode impedir que você desenvolva complicações de saúde relacionadas ao estresse, ansiedade e/ou depressão.

É necessário aumentar a conscientização sobre o esgotamento em vez de descartá-lo ou invalidar a experiência de uma pessoa simplesmente chamando-o(a) de preguiçoso(a). Claro, isso não deve ser usado como desculpa para sair fazendo o oposto e encobrindo a preguiça chamando-a de esgotamento.

Ainda é importante ter sonhos e objetivos aos quais aspirar, mas ocasionalmente o melhor passo para frente é dar um passo para trás e dar a si mesmo a chance de se reagrupar. Às vezes, a coisa mais produtiva que você pode fazer é fazer uma pausa.

Já pensou em trabalhar a partir de casa, mas não sabe como fazer então clique na imagem abaixo e descubra.

HomeOffice lucrativo

Gostou do post? Curta, comente e compartilhe.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.