Design Livre não é a mera utilização de ferramentas de código aberto na execução de projetos. Embora elas sejam de fato utilizadas e preferidas quando possível, a proposta do Design Livre é abrir o processo de desenvolvimento.

A presença do design na sociedade está sendo cada vez mais percebida e repensada por outras áreas; design está sendo entendido como uma das áreas capazes de lidar com a complexidade da vida moderna; a unidade na diversidade de fundamentos que alicerçam o design tornam-o plenamente inclusivo e, ao mesmo tempo, coerente. Design, em sua essência, é sobre fazer plano

A contribuição mais importante do Design é a ênfase em documentar, compartilhar e abrir o processo de Design. Não basta colaboração, é preciso também meta-colaboração, ou seja, definir em conjunto como será o trabalho colaborativo. As discussões sobre quais ferramentas usar, que etapas o projeto terá, como serão organizadas as tarefas são todas abertas à participação e ficam documentadas para posterior consulta ou reprodução em outros projetos. Então…

Baixe o e-Book Design Livre do Instituto Faber-Ludens

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *