design-thinking-miltondesign

Como funciona o Design Thinking?

Design thinking é um processo para buscar de forma prática e criativa, a solução de problemas e questões que precisam de um resultado melhor no futuro. Combina empatia, criatividade e racionalidade para encontrar as necessidades reais do cliente. Está intimamente ligado ao envolvimento das pessoas, a cocriação e a renovação.

 




1. Buscar as Necessidade do Usuário (Need Finding): Nessa etapa tentamos identificar quais são as maiores dificuldades do usuário. Temos que botar a mão na massa e observar o usuário, desenvolvendo empatia por ele e por sua circunstância. Isso não se faz através de questionários, mas sim saindo para a rua, observando usuários verdadeiramente e documentando suas vidas.

 

2. Desenvolver um Ponto de Vista: O propósito dessa etapa é sentar com o seu time e digerir os dados que encontraram nas observações prévias. Provavelmente terão encontrado diversas necessidades dos usuários e começarão a criar diversas hipóteses de como solucioná-las. O ideal é tentar identificar uma ou duas necessidades principais e encontrar uma solução geral de como atender a essas necessidades. Como tudo nesse processo, o seu ponto de vista pode e deve mudar ao decorrer do processo, então não precisa estar perfeito.

 

3. Gerar Ideias para Soluções: Nessa etapa o time se junta para criar ideias, geralmente através de um processo de brainstorm, ligadas ao ponto de vista que você desenvolveu. No final dessa etapa, tente escolher as soluções preferidas do grupo para começar a testá-las.

 




4. Testar Protótipos: Agora temos que criar as soluções – de um modo barato, rápido e imperfeito – e testá-las no mercado real. O objetivo é poder testar o maior número de protótipos no menor tempo possível, e catalogar o desempenho de cada um.

5. Iterar: Ao testar cada protótipo, é necessário avaliar o que funcionou e o que não funcionou. Assim, a próxima versão poderá ser um pouco melhor. Muitas vezes o resultado de um teste pode levar à decisão desistir de uma determinada solução, ou até de re-avaliar o ponto de vista e criar um novo se necessário.

Onde eu posso saber mais sobre Design Thinking?

Gostou do post? Comente, curta e Compartilhe.

Precisando Criar ou refazer um site ou blog ou melhorar o posicionamento no Google?
1 – Clique aqui para enviar mensagem
ou 2 – Clique aqui para Whatsapp.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *