O Que Deve Ter No Meu Site?

Conseguimos desenvolver o nosso site, seja ele profissional, seja da nossa empresa, será que o que lá está, é o que o nosso visitante espera encontrar? Será que ao invés de atraí-lo não o estamos afugentando? Ser encontrado é muito bom, mas se o visitante não encontrou o que procura?

Abaixo listamos, segundo Steve Krueger (no livro Não me faça pensar), algumas dicas que tornarão o seu site muito mais agradável para os seus visitantes e, por conseguinte, mais resultados positivos para você.

Identificação e a missão do site

A página inicial tem de me informar o que site é e para que serve e, se possível, por que eu deveria estar nele e não em algum outro lugar.

Hierarquia do site

A página inicial tem de dar uma visão geral do que o site possui para oferecer, tanto o conteúdo e os recursos e como ele está organizado. Isto é normalmente feito pela navegação local, que pode estar no topo, ou na lateral esquerda.

Pesquisa

Alguns sites, que tem muitas páginas, precisam ter uma caixa de busca, e ela deve seja exibida na página inicial em um local de fácil visibilidade.

Atrações

Como a capa de uma revista, a página inicial precisa atrair com dicas do “bom material” dentro dela. A propaganda do conteúdo mostra as partes mais novas, melhores ou populares conteúdo, como as melhores histórias e os ótimos negócios. A propaganda dos recursos me convida a explorar seções adicionais do site e a experimentar recursos como a assinatura de boletim informativos.

Conteúdo oportuno

Se o sucesso do site depender do retorno a ele em breve, a página inicial provavelmente precisa ter algum conteúdo que seja atualizado com frequência. Até mesmo um site que não possua visitantes regulares precisa de algum sinal de vida, mesmo que seja apenas um link para informações recentes, para sinalizar que não está moribundo.

Negócios

O espaço da página inicial precisa ser alocado para qualquer propaganda, promoção cruzada ou negócios entre as marcas que tiverem sido feitos.

Atalhos

A partes de conteúdo mais frequentemente solicitadas podem merecer seus próprios links na home page de modo que as pessoas não tenham de procurá-las.

Registro

Se o site usa registro para novos visitantes, a página inicial precisa de link para novos usuários se registrarem e para antigos uma maneira que possam saber que estão inscritos, do tipo, Bem-vindo Milton!

Estabeleça credibilidade

Para alguns visitantes a página inicial será a única chance que seu site tem de dar um boa impressão.

Então, como você pode ver os poucos itens acima relacionados permitirão um maior sucesso de um site e são tão importantes quanto o design, pois, que adianta um site lindo sem conteúdo? É como se fosse uma caixa de um excelente perfume, só que vazia, de nada adianta.

(trechos adaptados do livro Não me faça pensar de Steve Kruege. Adquira o seu clicando na imagem ao lado)

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Por que cuidar da manutenção do site é importante?

Um site no ar pede atenção constante, seja para acompanhar e otimizar a performance ou fazer atualizações que vão melhorar o posicionamento no Google, por exemplo. Isso deve acontecer em três momentos que estão detalhados a seguir.

Acompanhe a performance do site

Seja via Google Analytics é fundamental que você olhe com frequência indicadores de acesso do seu site, como:

  • visitantes únicos;
  • taxa de rejeição;
  • tempo de permanência na página;
  • número de sessões;
  • novos visitantes.

Esses dados são vitais para que você entenda quais têm sido os erros e os acertos e possa melhor trabalhar para tornar o site ainda mais eficiente para que cumpra os objetivos estipulados nos seus projetos.

Confira o SEO

Ao criar um site, é preciso contar com boas práticas de SEO desde o começo, para que as chances das pessoas chegarem a ele organicamente seja um dos trunfos da sua estratégia. Tanto os conteúdos devem refletir essa preocupação, com bom uso das palavras-chave, escaneabilidade e escrita relevante.

As páginas também devem ter SEO title, meta descrição e demais elementos que façam com que os navegadores entendam do que se trata a página, ajudando no ranqueamento.

Porém, SEO não é algo estático, que você faz e nunca mais vai mexer. A concorrência pelas primeiras posições é sempre muito intensa, por isso é necessário atualizar as páginas, garantindo que seu site não perca posições importantes e que vão impactar no tráfego.

Fique sempre de olho nas atualizações do Google

O Google é um dos principais buscadores, ele é o preferido por uma parcela significativa da população mundial. E o que o Google faz? O buscador está sempre preocupado com a experiência dos usuários e, por isso, há diversas atualizações que os sites devem cumpri para não perder posições.

Por exemplo, o Google BERT, que usa a inteligência artificial para que os robôs entendam o conteúdo de um modo mais humana e permitam que a busca seja mais exata. Antes dele, houve atualizações que fizeram com que os sites passassem a ter certificado SSL, evitassem plágio, entre outros.

Por isso, esteja por dentro de todas essas novidades e aplique-as em seu site para evitar penalizações e perdas de posição.

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Qual o Código Hexadecimal das cores em uma imagem ou site

Você precisa identificar o código de uma determinada cor para poder trabalhar a partir desse código hexadecimal em um novo projeto?

Em muitos projetos o cliente nos informa em uma embalagem de sua produção, por exemplo, as cores que ele gostaria que fosse usadas no novo projeto, para manter a mesma identidade visual nas cores. Essa tarefa não é fácil, pois a imagem é composta por muitos pixels ficando difícil selecionar uma que possa agradar, mas se conseguirmos tirar uma foto ou um print screen da imagem isso já pode nos ajudar.

Após ser obtida a imagem em arquivo “JPG ou GIF ou PNG”, por exemplo, podemos realizar a leitura através de duas possíveis ferramentas: o Photoshop ou uma ferramenta online. Para essa última possibilidade temos o site Image Color Picker que realiza uma excelente tarefa de informar todos os pixels predominantes em uma determina imagem, como no print screen da tela depois do envio da imagem:

image-color-picker-milton-design

No lado esquerdo da imagem no destaque em preto, temos o hexadecimal e o RGB da cor predominante. Na mesmas imagem temos a paleta. Mas não fica só nisso, se você quiser explorar outras possibilidades é só passear com o ponteiro do mouse pela imagem e novas possibilidades poderão ser obtidas onde aparecerão na mesma caixa com o título a direita “mostre mais”.

A ferramenta permite três possibilidades de envio: o arquivo da imagem do seu computador; de um site; de uma imagem que esteja na internet. Para a segunda e terceira opções você deve fornecer um URL válido.

Para poder conhecer e explorar a ferramenta visite:  https://imagecolorpicker.com/pt-pt/

Espero que essa ferramenta seja útil em seus novos projetos tanto de design gráfico como de design web.

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Como usar as mídias sociais a favor do seu negócio

O Marketing nas mídias sociais sãos as ações de marketing digital que objetivam o relacionamento entre o negócio e os possíveis consumidores online.

Nas mídias sociais o marketing envolve basicamente o relacionamento com seus clientes através da internet, você não deve ficar fazendo publicidade o tempo todo, esqueça isso. Esse é um dos grandes equívocos cometido pelas empresas, prestadores de serviço, afiliados etc., nas mídias sociais, querer fazer propaganda do seu produto e/ou serviços sem primeiro criar um relacionamento com o seu público, e por conseguinte, sem criar autoridade.

Você deve pensar nas redes sociais como uma festa ou um local de laser das pessoas. Não é correto você abordar as pessoas oferecendo os seus produtos e suas ofertas, nem distribuindo folhetos (folders). As festas ,de um modo geral, é um local para se fazer networking, conhecer pessoas novas, não para fazer propaganda.

Então, não use as redes sociais para fazer isso. Faça parte da festa, conheça pessoas novas se relacione e contribua. Assim confiando e conhecendo você as pessoas poderão ser melhor impactadas por suas ações de marketing digital.

Então, use as mídias sociais como um local de relacionamento com seus cientes, pense em estratégias como conteúdos de qualidade com o propósito de envolve-lo, encantá-lo. Uma regra ideal para isso é a Princípio de Pareto (80/20), ou seja, de cada dez conteúdos publicados, destine dois para suas ações de marketing.

Use as mídias sociais com criatividade, produza conteúdo diversificado e específico, para o seu público. Pense as mídias sociais como um lugar para se relacionar com seus clientes. Pense sempre em estratégias de relacionamento.

A partir do relacionamento nas mídias sociais as pessoas irão mais cedo ou mais tarde vistar o seu site ou blog a procurar por produtos ou serviços que você vende.

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Como escolher um tema WordPress GRÁTIS?

Como escolher um tema WordPress adequado ao seu projeto?

Sempre recebo a pergunta: Qual o melhor tema WordPress (template) para o meu site?

Escolher um tema WordPress não é nada fácil. Pois são milhares a disposição, tanto gratuitos como os pagos, onde as opções vão ao infinito. São temas bonitos e atraentes, com características surpreendentes e a escolha se torna muito complicada. Essa liberdade de escolha e que torna um tema WordPress atraente e interessante para os usuários não técnicos.

Os temas podem ser de três tipos:

  1. Gratuitos do repositório do WordPress ou não;
  2. Premium ou pagos;
  3. Desenvolvido do zero, a partir de um layout.

Os 5 pontos importantes na escolha do seu tema.

  1. Deve ter a característica do seu projeto, e deve ter um design limpo. Recursos de layout e funcionalidades. Recursos extras (funções e widgets prontos) para necessidades específicas;
  2. Deve ser fácil de customizar (configurações e personalização);
  3. Deve atender os requisitos de SEO amigável;
  4. Deve ser responsivo;
  5. Deve ser atualizado com regularidade.

Na escolha do tema WordPress, você deve se concentrar nas características acima, pois, são de suma importância para um bom resultado. Você também deve levar em consideração o seu orçamento e sua própria capacidade de customizá-lo ou gerenciá-lo.

Uma outra questão de suma importância nos dias de hoje é o SEO, certifique-se na descrição do tema se ele é SEO amigável. Mas independente disso é importante você ter um plugin para SEO, nós na M Design, usamos o WordPress SEO by Yoast.

Verifique também se o tema é responsivo, pois, um tema não responsivo limita o acesso dos seus visitantes, pois, não conduz a uma boa experiência de navegação para o visitante.

Como uma última recomendação, nunca baixe e instale temas de fontes desconhecidas ou não confiável, pois, muitos hackers utilizam temas pagos, disponibilizados gratuitamente, para promover ataques. Se decidir baixar tema WordPress gratuito, faça pelo painel de administração do WordPress, buscando no próprio repositório do WordPress.

Se na instalação e customização do tema WordPress, tiver dificuldades, nós da M DESIGN, temos diversos recursos para te auxiliar nessa tarefa, conte com nossa equipe.

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