Ergodesign, o que significa?
O conceito de Ergodesign surgiu, há mais de duas décadas, com o intuito de acabar com as diferenças que existiam entre as disciplinas Ergonomia e Design.
Segundo Yap (1997), “o Ergodesign é um importante conceito desenvolvido para construir uma ponte e tornar mais eficiente uma interação entre as duas disciplinas. O Ergodesign apaga efetivamente as barreiras artificiais entre as duas disciplinas e consequentemente melhora sua aplicabilidade no processo de design. A sinergia e a simbiose dessa união resultarão numa significante melhoria da tecnologia da interdisciplinaridade para a criação de produtos, equipamentos e ambientes, em sistemas complexos”.
Hoje este conceito já é aplicado, mesmo que não leve o nome “ergodesign”, pois este às vezes vem embutido em outros conceitos como “usabilidade”, “design centrado no usuário”, “experiência do usuário”, “design emocional” etc., onde o foco é, na verdade, o usuário e sua relação com uma interface qualquer. Com o avanço das novas tecnologias, muitas empresas tiveram a necessidade de buscar informações sobre o usuário de seus produtos e, nesse momento, sua equipes de projeto tiveram que agregar um ergonomista ou um ergodesigner ao seu grupo. Isso é claramente visto em empresas que trabalham com a interação humano computador, como a Apple e a Nokia, por exemplo.
Leia o artigo todo no site Manuela Quaresma: Mas afinal, o que é Ergodesign?
Gostou do post? Comente, curta e Compartilhe.
Precisando de ajuda? Clique aqui e saiba como podemos te ajudar.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!