ilusao-de-otica-miltondesign

Aberrações cromáticas fazem com que diferentes comprimentos de onda sejam focalizados em diferentes planos dentro do olho. A maioria das pessoas sente a cor vermelha mais próxima do que a cor azul.

À medida que as áreas coloridas diminuem de tamanho, sua aparência se altera em intensidade e croma. As interações de cor com campos de fundo tornam-se mais fortes, e cores diferentes podem parecer iguais, e vice-versa. Em fundo escuro, recomendam-se para texto, linhas e formas pequenas, cores claras; em fundo claro, cores escuras.




Na técnica de pintura chamada perpectiva aérea, os objetos distantes (como as montanhas) recebem tons azulados devido à absorção da cor amarela ou vermelha pela umidade atmosférica. Pode-se aplicar essa técnica às interfaces: um azul não-saturado cai muito bem como cor de fundo, pois realça os demais elementos da tela (Jackson, 1994).

O emprego simultâneo de cores de alto croma pode produzir ilusão de sombras e imagens. Convém, portanto, evitar contrastes fortes como: verde/vermelho, azul/amarelo, verde/azul, vermelho/azul.

Trecho extraído do livro: e-usabilidade – Simone Ferreira

Gostou do post? Comente, curta e Compartilhe.

Você está precisando ou sabe de alguém que esteja precisando CRIAR ou REFAZER UM SITE para um negócio ou melhorar o posicionamento no Google? Pode enviar uma mensagem ou chame no Whatsapp.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *