Conseguimos desenvolver o nosso site, seja ele profissional, seja da nossa empresa, será que o que lá está, é o que o nosso visitante espera encontrar? Será que ao invés de atraí-lo não o estamos afugentando? Ser encontrado é muito bom, mas se o visitante não encontrou o que procura?

Abaixo listamos, segundo Steve Krueger (no livro Não me faça pensar), algumas dicas que tornarão o seu site muito mais agradável para os seus visitantes e, por conseguinte, mais resultados positivos para você.

Identificação e a missão do site

A página inicial tem de me informar o que site é e para que serve e, se possível, por que eu deveria estar nele e não em algum outro lugar.

Hierarquia do site

A página inicial tem de dar uma visão geral do que o site possui para oferecer, tanto o conteúdo e os recursos e como ele está organizado. Isto é normalmente feito pela navegação local, que pode estar no topo, ou na lateral esquerda.

Pesquisa

Alguns sites, que tem muitas páginas, precisam ter uma caixa de busca, e ela deve seja exibida na página inicial em um local de fácil visibilidade.




Atrações

Como a capa de uma revista, a página inicial precisa atrair com dicas do “bom material” dentro dela. A propaganda do conteúdo mostra as partes mais novas, melhores ou populares conteúdo, como as melhores histórias e os ótimos negócios. A propaganda dos recursos me convida a explorar seções adicionais do site e a experimentar recursos como a assinatura de boletim informativos.

Conteúdo oportuno

Se o sucesso do site depender do retorno a ele em breve, a página inicial provavelmente precisa ter algum conteúdo que seja atualizado com frequência. Até mesmo um site que não possua visitantes regulares precisa de algum sinal de vida, mesmo que seja apenas um link para informações recentes, para sinalizar que não está moribundo.

Negócios

O espaço da página inicial precisa ser alocado para qualquer propaganda, promoção cruzada ou negócios entre as marcas que tiverem sido feitos.

Atalhos

A partes de conteúdo mais frequentemente solicitadas podem merecer seus próprios links na home page de modo que as pessoas não tenham de procurá-las.

Registro

Se o site usa registro para novos visitantes, a página inicial precisa de link para novos usuários se registrarem e para antigos uma maneira que possam saber que estão inscritos, do tipo, Bem-vindo Milton!

Estabeleça credibilidade

Para alguns visitantes a página inicial será a única chance que seu site tem de dar um boa impressão.

Então, como você pode ver os poucos itens acima relacionados permitirão um maior sucesso de um site e são tão importantes quanto o design, pois, que adianta um site lindo sem conteúdo? É como se fosse uma caixa de um excelente perfume, só que vazia, de nada adianta.

(trechos adaptados do livro Não me faça pensar de Steve Kruege. Adquira o seu clicando na imagem ao lado)

 

 

 

Gostou do post? Comente, curta e Compartilhe.

Precisando CRIAR ou REFAZER UM SITE para melhorar o posicionamento no Google? Pode enviar uma mensagem ou Whatsapp.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *