Os pilares do design segundo Steve Jobs

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Steve Jobs deixou sua marca na história da humanidade, assim como um legado que propiciou um novo comportamento digital para gerações futuras. Produtos inovadores fizeram com que os usuários aprendessem a lidar com novas plataformas.

Durante seu período na Apple, Jobs deixou lições importantes para o design:

Forma, acima de tudo

A Apple já era conhecida pelas formas irreverentes de seus produtos, o que só veio a se aperfeiçoar com seu legado. Seu pai, como marceneiro, já lhe havia dado lições de forma e sua importância, como ele mesmo dizia “é importante construir os fundos de um gabinete ou de uma cerca, mesmo quando ficarão escondidos”. Assim, a ideia da forma completa de um produto, tanto por dentro, como por fora, é a primeira lição de design que Jobs nos deixa.




Simpatia, Foco e Atribuição

Jobs em seu livro “The Apple Marketing Philosophy”, enfatiza que o primeiro ponto de ação é a simpatia, como uma íntima conexão entre os sentimentos das necessidades do usuário. O segundo é o foco, necessário para eliminar as oportunidades não importantes, assim não haveria desperdício de criatividade. A terceira, não menos importante: atribuições. Segundo Jobs “as pessoas julgam, sim, o livro pela capa. Podemos não ter os melhores produtos, mas atribuímos o desejo por eles”.

Tecnologias agraváveis

Esse deve ter sido o conceito mais importante que Jobs implantou nos produtos da Apple. Ele nos mostrou que produtos de tecnologia poderiam ter uma interface amigável, agradável e de fácil entendimento ou que, indiretamente, personificassem humanos e não máquinas.

Passado inspira simplicidade para o futuro

Jobs sentia que a simplicidade do design estava diretamente ligada a produtos de fácil utilização. A carga genética e o inconsciente coletivo estão presentes de forma explícita em suas interfaces. Jobs ajudou a desenvolver uma nova interação entre máquinas e humanos. Fazendo com que eles literalmente “falem a mesma língua”.

 

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