SSL Segurança para o seu site

Por que é importante ter um certificado digital de segurança SSL no site?

Como proprietário de um site, é natural que você queira apenas o melhor para o seu site. Você investe dinheiro no negócio e, portanto, deseja que seu site o suporte da melhor maneira. Além disso, fazer um site bom e deslumbrante é um grande investimento que requer planejamento, muitos recursos e a esperança de que seja um site que o servirá por muito tempo.Um bom site significa muitos visitantes, muitas conversões, muito lucro (é claro, algo depende do negócio também).

Se você deseja ter um site confiável, há muitas etapas que você precisa seguir. Uma das primeiras tarefas que se destacam hoje em dia nas tarefas de segurança. No mar de sites, você não quer que seu site seja marcado como inseguro, então existe um SSL. O certificado Security Sockets Layer (SSL) é a principal coisa que pode afetar todos os aspectos de segurança, incluindo uma parte do SEO de um site, experiência do usuário etc.




O que exatamente é SSL e por que ele é tão importante, vamos lá.

O que é um certificado SSL?

Secure Sockets Layer ou, em breve, SSL é um certificado que protege (como o próprio nome sugere) é uma segurança adicional que protege todas as informações que os visitantes escolhem compartilhar com seu site. A conexão segura que o SSL fornece é feita pelo link criptografado entre um servidor web e um navegador que garante que todos os dados passados ​​por aquele “túnel” permaneçam privados.

Se o seu site estiver protegido por um certificado SSL, você pode acessá-lo por meio do protocolo HTTPS – isso significa que você verá um cadeado ao lado do URL. Um certificado SSL é o guardião das informações, desde que tudo o que você está compartilhando com o site não vaze para ninguém. É especialmente importante com sites de comércio eletrônico quando você precisa compartilhar informações privadas, como números de cartões, por exemplo.

Um certificado SSL é essencial?

Desde de 2017, o Google anunciou que todos os sites sem um certificado SSL serão sinalizados, devido ao fato de que a segurança online se tornou um objetivo fundamental e uma necessidade para todos os sites. O motivo para isso era mais do que sério – um número crescente de ameaças e ataques cibernéticos tornou a maioria dos sites mais vulneráveis ​​e devastados do que nunca.

Para evitar ameaças potenciais e proteger sites, grandes navegadores como Google e Mozilla exigem que todos os sites sejam equipados com um certificado SSL. Para ter certeza de que cada site o fornece, eles desenvolvem avisos de segurança, em vermelho, que alertam os usuários de que a conexão do site não é segura. Isso é essencial e agora veremos por quê.

Por que o SSL é importante?

Qualquer informação que você está compartilhando com um site da Web é enviada como um pequeno pacote textual na forma de texto simples pela rede, pelo seu computador, usando o protocolo HTTP. Não importa se você está preenchendo uma solicitação de boletim informativo via e-mail, preenchendo o formulário de contato ou fazendo compras online usando o número do seu cartão de crédito, as informações estão viajando pela rede. Basicamente, significa que os hackers podem interceptar informações não criptografadas, o que não é tão ameaçador quando você está apenas solicitando uma pesquisa no site e indo de página em página, mas pode ser realmente problemático quando se trata de algumas informações pessoais .

Passarão anos e anos até que a internet se torne um lugar totalmente seguro – o protocolo HTTPS não garante que as informações não sejam interceptadas, mas prevê que todos os seus pacotes sejam criptografados antes do envio. Apenas o destinatário pretendido poderá ler. É alguma segurança, pelo menos

Existem pelo menos três motivos importantes pelos quais um certificado SSL é importante:

  1. Compras e pagamentos online – este é um ato quando uma conexão segura é uma necessidade absoluta. Quando se trata de transferência de dinheiro ou pagamentos online, a segurança deve estar no mais alto nível, porque não se trata apenas de informações pessoais, mas pode levar ao vazamento de informações e mal uso do dinheiro. Seu cliente deve ter certeza de que tudo o que é compartilhado com seu site fica entre vocês dois.
  2. Segurança de dados – é claro, as informações de cartão de crédito devem ser sempre confidenciais, mas o que acontece com os outros dados pessoais? Endereços de e-mail, informações pessoais que você está compartilhando por meio de canais de bate-papo de mídia social ou apenas bate-papos em aplicativos de mensagens estão em risco, especialmente quando as ameaças estão por toda parte. O SSL está para te fornecer fluxo seguro de informações, eliminando qualquer acesso de terceiros ou evitando ataques de hackers em potencial no caso do pior cenário. Se o seu site incentiva os usuários a se inscreverem ou preencherem qualquer formulário de contato, certifique-se de destacar que o SSL do seu site está ativo oferecendo segurança.
  3. Verificação de site e informações – quando você tem um SSL no seu site, você é um proprietário verificado, o que impede que hackers (na maioria dos casos) se façam passar por seu site devido ao fornecimento de informações pessoais e uso indevido delas. Quando se trata da verificação das informações, significa que todas as informações listadas no site são autenticadas, o que é especialmente importante em sites que contêm informações médicas, notícias etc.

As duas pergunta mais comum

1. Um certificado SSL afeta a velocidade de um site?

Não. Na verdade, SSL ajuda a melhorar a velocidade de carregamento – funciona com o protocolo HTTP/2 que ajuda a melhorar o desempenho geral do site, portanto, naturalmente, a velocidade também aumentará. Se você tiver problemas com a velocidade de carregamento, verifique primeiro o seu provedor de hospedagem. As soluções de hospedagem mais baratas nem sempre são capazes de suportar qualquer tipo de site, então escolha uma solução que seja adequada para o seu site.

Existem também outros fatores que podem tornar o seu site mais lento, de natureza mais técnica ligada à arquitetura do próprio site.

Claro, você deve verificar se o seu site está devidamente otimizado para uma melhor velocidade de carregamento. A otimização desempenha um grande papel no desempenho geral, portanto, não subestime a otimização.

2. O SSL é um requisito legal?

Depende do tipo de serviço que você está oferecendo por meio do seu site. Se você estiver coletando dados vitais do usuário, como números de identificação, informações de cartão de crédito etc., SSL é um requisito legal, importante e você não poderá abrir mão dele.

De qualquer forma, o SSL dá ao seu site, não só segurança, mas também status e credibilidade,pois o site é mais confidencial com ele. Devemos concordar que um aviso de segurança quando um site não é seguro não é algo que você deseja ver em seu site, não é verdade?

Fonte do artigo original: https://www.orphicpixel.com/why-is-it-important-for-your-website-to-have-an-ssl-security-digital-certificate/

Gostou do post? Comente, curta e Compartilhe.

Precisando de ajuda? Clique aqui, podemos te ajudar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.