porque-preciso-de-blog-corporativo-milton-design

PORQUE É IMPORTANTE TER UM BLOG PARA A EMPRESA

Com o seu surgimento a mais de 10 anos a febre dos blogs saiu do uso pessoal para o empresarial e ganhou o mundo das organizações. Mesmo se passando tanto tempo algumas empresas, principalmente as pequenas, ainda tem dúvidas sobre a sua necessidade e eficácia.

Os blogs são excelente ferramentas geradoras de oportunidades de negócios. É uma excelente forma de chamar a atenção para os seus produtos e serviços, pois, ajuda ao leitor na busca de soluções para as suas questões. Além, contudo, de mostrar que sua empresa entende do assunto.




Um web site institucional, organizacional, tem um conteúdo estático importante para “falar” da organização, mostrar a sua história, sua missão, visão e valores; os departamentos; permitir contato com a empresa a partir do chat e do fale conosco etc., mas quando estamos em uma busca na internet não temos ideia de onde encontraremos a melhor solução do que estamos procuramos, só temos em mente o que precisamos.

É nesse ponto que um blog conta muito, pois, na organização da internet os robos dos buscadores varrem todos os conteúdos e armazenam esse conteúdo através de indexações, formas decompostas do conteúdo, para acessar quando necessário, para responder a questões dos usuários, mostrando os links mais relevantes.

Quando a empresa tem um blog institucional ou organizacional as postagem são indexadas junto com as páginas estáticas, aumentando com isso, o número de páginas indexadas pelos buscadores, e a chance de aparecer nas primeiras posições da busca orgânica de graça.

E nessa relação a sua postagem poderá levar esse visitante ao seu site e, se o conteúdo for relevante para ele, acabou de ganhar um novo cliente, nesse ponto, do conteúdo e a posteriori, do seu produto ou serviço.

COMO INICIAR UM BLOG

O termo blog em uma linguagem bem simples significa diário publicado na internet, isso significa que segue uma linha cronológica de edição. Mas, como estamos falando de internet, mesmo postagem antigas continuarão a ser mostradas nas buscas orgânicas dos buscadores sem levar essa cronologia em consideração, então, qualquer postagem escrita estará sempre disponível, a não ser que seja apagada do blog.

As postagem precisam ter um planejamento estratégico, o público que pretende atingir definido e alguma periodicidade, pois, não basta escrever algumas postagem, tipo perguntas frequentes e deixar o blog para lá. Isso é um grande equívoco. Pior do que não ter um blog é ter um blog muito desatualizado.




O QUE PODE SER ESCRITO EM UM BLOG

o blog é um canal de comunicação permanente com o seu público alvo e se prestará para informar sobre: novos produtos; usos e técnicas; avisos importantes de última hora; como usar e conservar um determinado produto, enfim, para tudo que desejar comunicar. É como se tivesse um funcionário disponível 24 horas todos os dias para responder dúvidas e questões, sempre precisar pagar salários.

Novas dúvidas podem gerar novas postagem com as devidas soluções, que serão acrescidas de comentários dos novos leitores e, com isso, se cria um canal muito eficiente de engajamento.

Todo esse engajamento acaba permitindo um boca a boca eficiente em torno da sua marca ou da sua empresa, que nos dias de hoje, é muito importante.

O CONTEÚDO DAS POSTAGENS

A sua estratégia de Marketing de conteúdo é que determinará o conteúdo de cada postagem, pois, estará cumprindo uma missão. O conteúdo mais comum é o textual com imagens ilustrativas, quando se fizer necessário, pelo menos uma.

Esse tipo de formato é melhor indexado pelos buscadores e pode levar no seu interior as palavras-chave importante para o negócio, que serão indexados pelos buscadores, aumentando a relevância do seu negócio na internet.

O segundo tipo de postagem muito utilizada são os vídeos, que além de prenderem a atenção, quando bem produzidos, ajudam na solução dos problemas, por exemplos prático e dinâmico. No caso do vídeo esse deve estar na postagem junto com algum conteúdo textual, para facilitar aos buscadores indexar esse o conteúdo convenientemente.

Existem outros formatos também como, por exemplo, o Podcast, um formato em áudio, que se presta muito bem a palestras. etc.

A combinação dos formatos, citados anteriormente, podem gerar uma série infindáveis de conteúdos quando bem planejados, se prestando a praticamente toda a comunicação da empresa com o seu público.

CONCLUSÃO

Sem um blog institucional fica difícil trazer novos visitante da internet para o seu web site. Hoje a internet é um ambiente muito democrático, onde pequenas e grandes empresas disputam lado a lado o mesmo mercado de maneira igual, ou seja, quem ganhar a atenção do visitante primeiro leva o cliente.

Gostou do post? Comente, curta e Compartilhe.

Precisando de ajuda? Clique aqui, podemos te ajudar.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *