Minimalismo sempre foi uma das praticas mais difíceis no design, principalmente no webdesign. Quando você está procurando por informações na internet, normalmente fica muito irritado por causa do excesso de elementos, que em alguns casos, interrompem o seu fluxo de leitura enquanto navega em um web site, a fim de encontrar o que é mais importante para você – o conteúdo ” menos é mais “ – é o que deve estar na mente de um web designer quando projetar  algo novo para postar na internet.

Como em qualquer outro domínio profissional, em webdesign – a prática leva à perfeição , a menos que você seja um gênio, é claro.  Eu não posso dar qualquer ideia sobe o seu projeto, mas o que posso fazer é ajudá-lo com apenas algumas dicas sobre um projeto limpo de webdesign minimalista, onde o conteúdo é o que deve sempre se destacar.

E por falar nisso, você sabia que design minimalista decolou décadas atrás, na Suíça, sendo aplicada aos meios de comunicação através do design gráfico, música, literatura, pintura e finalmente – web design?



Obedecer ao princípio:  menos é mais

Este princípio é essencial no minimalismo. Evitar um design muito carregado, com muitos elementos que não são realmente necessário. Embora você gostaria que seu projeto fosse melhor do que os outros similares – isso não significa que você deve carregá-lo com elementos desnecessários . Isto também se aplica para o conteúdo que você tem no seu website. Evitar textos longos a não ser que seja exclusivamente necessário. Vá direto ao ponto.

Concentre-se no conteúdo

Além de escolher o conteúdo do seu site, sabiamente, você também tem que levar em consideração o modo como é apresentado este conteúdo. Escolhendo a fonte certa que irá torná-lo visualmente bonito. Felizmente, a Internet oferece um monte de interessante e divertidas fontes para você usar. Você apenas tem que procurar com paciência por aquela que é adequada para o design do seu site.

O espaço em branco é necessário

Esta é provavelmente uma definição exagerada para um princípio, mas na verdade é realmente importante. Mais espaço em branco é menos confusão e é isso que realmente importa em um webdesign minimalista, seja clean. Não tenha medo de deixá-lo lá, ao invés se concentrar em alguns elementos interessantes, que podem preenchê-lo até onde for necessário. O espaço em branco faz com que o usuário possa ler o conteúdo mais facilmente e tenha certeza que é isso que qualquer designer  está procurando.

Use gráficos com um forte impacto

O uso efetivo de gráficos em um webdesign limpo é um passo essencial a tomar. Se você é do tipo artística e está ansioso para usar de diferentes formas gráficos e imagens em seu projeto web, então, faça-o com cuidado. Reunir todas as suas ideias em um ou dois gráficos e, em seguida, utilizá-lo durante a criação do website. As imagens usadas terão que ter um forte impacto visual, quer seja sobre a cor ou a mensagem que enviam. E quando eu digo forte impacto, quero dizer uma série de bom gosto de cores e ideias reunidos em gráficos que não afetem o seu conteúdo. No final cabe a você a escolha se  quiser usar gráficos em seu design minimalista. Cores simples também teriam um impacto forte.



Wireframe único funciona melhor

A fim de criar interesse visual terá de trabalhar em um wireframe único . Você pode demorar mais tempo para criar um wireframe para um design minimalista, porque você vai ter que prestar mais a atenção ao criar a hierarquia. Antes de fazer o wireframe para o seu design, você tem que decidir que conteúdo é essencial. Você também terá que pensar sobre o alinhamento e, em seguida, criar um certo equilíbrio em seu design.

Não se esqueça da usabilidade

No final, isso é a coisa mais importante, depois do conteúdo, como o usuário final se sente quanto a navegação do seu website . Sim, deve ser simples, limpo e elegante. Tente não reinventar a roda quando se trata de navegação. Pessoas estão acostumadas a navegar usando a barra de topo ou do lado esquerdo e quando encontram algo novo, eles às vezes se confundem ou simplesmente descartam.  Quando tiver a certeza que a sua navegação é simples, então vá em frente e introduza-a em seu site.

Sobre as cores e contraste

Alguns designers se atem, simplesmente, ao preto ou branco como uma escolha para o seu design minimalista. Eu diria que qualquer cor do arco-íris pode ser usada, contanto que não afeta o seu conteúdo,que é o mais importante. A cor pode fazer as duas coisas – ajudar o seu conteúdo destacando-o ou torna-lo impossível de ler e se concentrar, por isso esta é uma escolha importante. Pense duas vezes antes de decidir sobre as cores.

Brinque com os contrastes ao implementar seu projeto. Isto pode ajudá-lo visualmente destacando algum conteúdo ou informação que você precisa que seja mais facilmente identificável. Você terá que adicionar o contraste, se você decidir usar mais espaço em branco para um design minimalista mas elegante.

No fim das contas, cabe a você e a sua imaginação de como construir o design do seu website. Mas, recomendo  que você siga algumas regras que já foram provadas ser bem sucedida se você quiser um bom design.

Texto baseado no artigo, princípios de um design clean do blog Design Modo.

Gostou do post? Comente, curta e Compartilhe.

Precisando Criar ou refazer um site ou blog ou melhorar o posicionamento no Google?
1 – Clique aqui para enviar mensagem
ou 2 – Clique aqui para Whatsapp.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *