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É muito comum haver entre os donos de sites uma competição para apontar quem recebe mais visitantes no seu site. Porém, isto não é o mais importante. Às vezes pode acontecer de uma empresa não receber tantos visitantes como outra e fechar mais clientes que a outra pela internet. Por quê isso acontece? Além de uma boa otimização do site para mecanismos de busca, ou na sigla em inglês SEO, um bom site precisa motivar seu visitante a fazer uma ação. Pode ser inscrever-se em uma newsletter ou realizar a compra de um produto, não importa, no final do funil de visitação de um site deve existir uma ação. Mais que isso, essa ação deve poder ser medida.

O PODER DOS TESTES

Testar várias versões de uma página é um recurso poderoso que poucas empresas praticam na hora de colocar o seu site para funcionar. Isto ocorre, porque implementar esses testes consome recursos de tempo, de dinheiro e de equipe que muitas das vezes não são bem vistos aos olhos do dono do projeto. Além disso, quando estamos dizendo que vamos testar algumas versões de página, podemos estar colocando em risco a pesquisa do negócio feita pelo departamento de marketing e o estudo de design do site feito pela equipe de comunicação. Enfim, todos acabam olhando esta estratégia como ruim.

Porém, com o avanço tecnológico da internet e o aumento da nossa capacidade de medição através de relatórios gráficos como o Google Analytics, é muito importante ocupar-se inteiramente dos testes. No máximo, o que pode ocorrer após um teste de desempenho de conversão de uma página é descobrirmos com certeza estatística o que o nosso cliente não gosta de ver na tela, o que lhe desmotiva a comprar.

SEO + DESIGN

Duas coisas são essenciais para aumentar as vendas de uma empresa na internet: SEO e Design. O SEO ou otimização do site para mecanismos de pesquisa, faz com que a página apareça nas primeiras posições dos mecanismos de busca como o Google e o Design são os responsáveis por reterem os clientes e inspirar neles uma ação. Se o SEO é algo que pode ser totalmente testado, assim também deve ser o design. Às vezes as cores de um botão ou o posicionamento de alguns elementos na tela, podem fazer a diferença entre o seu cliente comprar e não comprar. É um trabalho honeroso, que consome tempo da toda a equipe, mas que pode trazer um resultado espantoso para o fluxo de caixa das empresas.




Imagine se hoje você já é capaz de levar para o seu site 10 mil visitantes por mês e tem uma capacidade de fechamento de vendas de 1%. Desta forma, 100 pessoas compram seus produtos através do site em um mês. Seguindo os métodos tradicionais de marketing, você poderia aplicar alguma verba em anúncios e fazer crescer o número dos seus visitantes mensais em 50%, passando a receber ao invés de 10 mil visitantes, 15 mil visitantes por mês. Mantendo a taxa de conversão em 1%, agora 150 pessoas passariam a comprar do seu site.

Agora imagine que ao invés de você investir em publicidade para aumentar o seu número de visitantes, você investisse em aumento da taxa de conversão e conseguisse, aumentá-la para 1,5%. Sem nenhum investimento extra, você passaria a vender para 150 pessoas todos os meses através do seu site. Agora imagine se você fizesse as duas coisas? Investisse em publicidade para trazer mais visitantes no site e ainda aumentar a taxa de conversão de vendas do site para 1,5%? Você passaria a vender para 225 pessoas através do seu site todos os meses!

Isso não seria fantástico? Pense nisso e precisando de ajuda, fale com a gente.

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