Guia de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para iniciantes

A quem se destina este guia?

Se você tem, gerencia, gera receita ou promove conteúdo on-line com a Pesquisa Google, este guia é para você. Se você é proprietário de uma empresa em crescimento, detém a propriedade de vários sites, é especialista em SEO de uma agência da Web ou é expert autodidata em SEO com uma paixão pelo funcionamento de nossa Pesquisa, o guia foi feito para você. Se você quer ter uma visão geral completa de fundamentos de SEO de acordo com as práticas recomendadas do Google, você está no lugar certo. Este guia não traz segredos para levar seu site automaticamente ao primeiro lugar da Pesquisa Google, porém, ao seguir as práticas recomendadas, você facilita o trabalho dos mecanismos de pesquisa: rastrear, indexar e entender seu conteúdo.

Em geral, o processo de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) se dá com a realização de pequenas modificações em partes do seu site. Essas mudanças podem parecer apenas melhorias adicionais quando vistas individualmente, mas, quando combinadas com outras otimizações, o impacto em termos de experiência do usuário e de resultados da pesquisa orgânica pode ser notável. Talvez você já esteja familiarizado com muitos dos tópicos deste guia, já que eles são essenciais para qualquer página da Web, mas queremos garantir que você faça o melhor uso possível deles.

Você deve criar seu site para beneficiar os usuários, e qualquer otimização deve servir para melhorar a experiência deles. Um desses usuários é o mecanismo de pesquisa, que ajuda outros usuários a descobrir seu conteúdo. Com SEO, você ajuda esses mecanismos de pesquisa a entender e apresentar seu conteúdo. O site pode ser maior ou menor ou oferecer conteúdos diferentes do site de exemplo a seguir, mas os tópicos deste guia se aplicam a sites de todos os tipos e tamanhos. Esperamos que nosso guia ajude você a ter novas ideias para melhorar seu site.

Então vamos para os detalhes: Guia de SEO do Google

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Fonte: Google Developers

Cinco ferramentas de SEO gratuitas para impulsionar suas classificações no mecanismo de pesquisa

Você já se perguntou como fazer seu site aparecer na primeira página de resultados de pesquisa? Claro que sim. Toda pequena empresa deseja ser encontrada online, mas nem sempre é uma tarefa fácil.

O tráfego do site não segue o  mantra dos Sonhos: “Se você construir, eles virão”. Você pode criar um site matador, mas se não estiver usando  técnicas de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), suas expectativas online permanecerão vazias.

O que é SEO? É uma forma de melhorar a visibilidade do seu site, para que apareça nos resultados da pesquisa. Ao fazer alterações específicas em seu site, você pode aumentar o tráfego de forma orgânica e agradar as “aranhas” do Google, para que seu site seja listado quando as pessoas pesquisarem usando certas palavras-chave.

Para ajudar a impulsionar sua classificação sem precisar de um webmaster, aqui estão cinco ferramentas de SEO gratuitas para o proprietário de sites:

1. Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta de palavras-chave que pode ser acessada. Você pode ver como as consultas de pesquisa mudam ao longo do tempo quando as pessoas pesquisam sua palavra-chave e comparam diferentes palavras ou frases para ver qual é a melhor.

2.  BROWSEO

Essa ferramenta mostra como um mecanismo de pesquisa vê seu site. Ele reduz seu site a um nível básico, sem fontes, cabeçalhos ou imagens extravagantes, e exibe informações relevantes de SEO. Olhando para o seu site dessa forma, você pode ver o que precisa ser melhorado.

Tudo que você precisa fazer é inserir sua URL no site, sem downloads adicionais necessários.

3. Screaming Frog

Quais problemas de SEO seu site enfrenta? Não tem certeza? Use Screaming Frog. Gratuito para os primeiros 500 URLs, essa ferramenta rastreia seu site em busca de bloqueios de SEO e fornece um relatório das áreas problemáticas.

A ferramenta procura links quebrados, metadados ausentes, arquivos e imagens grandes, páginas duplicadas e links internos, apenas para citar alguns. Pense nisso como uma auditoria de SEO. Use os resultados para melhorar seu site e SEO.

4.  GTmetrix

Quão rápido seu site carrega? Você tem uma ou duas páginas em seu site que demoram muito para aparecer? A velocidade lenta da página pode prejudicar o SEO. A velocidade do site desempenha um papel na classificação do mecanismo de pesquisa, então você vai querer verificar a velocidade do seu site com GTmetrix.

Basta inserir sua URL no site e você obterá uma pontuação de velocidade da página e uma lista de maneiras de melhorá-la. Por exemplo, pode sugerir redimensionar imagens para melhorar os tempos de carregamento.

5. Responsive Design Test

Como é o seu site em um smartphone ou tablet? Os mecanismos de pesquisa dão tratamento preferencial a sites que tenham uma ótima aparência em todos os dispositivos, não importando seu tamanho ou orientação.

Para garantir que seu site tenha uma aparência nítida em todos os dispositivos, use um design de site responsivo. Este design se adapta a todos os dispositivos, então você não precisa criar vários sites.

Não tem certeza se você tem um design responsivo? Use esta ferramenta  para descobrir. Se você não tiver um design responsivo, considere atualizar seu site ou  obter ajuda  profissionais.

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8 Dicas de Marketing de Conteúdo Que Farão Seus Artigos Mais Lidos

O que é Marketing de Conteúdo.

O marketing de conteúdo é o conjunto de ações de marketing digital que visam produzir e divulgar conteúdo útil e relevante na Internet para atrair a atenção e conquistar o consumidor online.

Então, os novos consumidores são atraídos para o seu site, pois as ferramentas de busca, como o Google, varrem seu conteúdo e o exibem para seus consumidores no momento em que ele está buscando algo relacionado ao seu negócio. Se você não tiver conteúdo relevante, os consumidores não param no seu site. Se não tiver conteúdo relacionado aos que o seu consumidor busca, no processo de decisão de compra do seu produto ou serviço, ele sequer chegará no seu site.




O marketing de conteúdo envolve diversas técnicas e ações, desde a correta concepção do site, otimização do site para ferramentas de busca (SEO),  construção de um blog, e inúmeras outras, que visam tornar seu site visível para as ferramentas de buscam, como o Google, e atraente para o seu consumidor.

Para se posicionar bem nas buscas, usando Marketing de Conteúdo, você pode começar seguindo algumas dicas e implantando já cada uma das ações a seguir.

 

Defina seu nicho, de forma clara e específica

Não existe como iniciar ações de marketing de conteúdo sem ter um público específico em mente. Pense quem é o seu consumidor. Aquele que de fato precisa e dá valor ao seu produto ou serviço. O seu cliente ideal.

Esta definição você já deveria ter no planejamento do seu negócio, mas se não tem, esta é uma boa oportunidade. Defina quem é o seu cliente, o nicho do seu negócio. Pense em renda, localização, faixa etária, escolaridade, e outros parâmetros que caracterizem bem o seu consumidor.




Pense principalmente em quem é o seu nicho online. Se necessário pesquise, converse com clientes, busque na Internet grupos de discussão. Não parta de premissas erradas. Não assuma que um grupo não usa muito a Internet. Pesquise. Você irá se surpreender.

Muitos negócios tem vários nichos. Mas você não tem que abordar todos eles online. Pense naqueles consumidores que usam mais a Internet, buscam mais no Google e assim podem ser mais influenciados pelas suas ações de marketing de conteúdo.

 

Planeje o conteúdo

Para planejar este conteúdo, e defini-lo com clareza, siga os passos do planejamento de conteúdo:

  • Qual é o seu nicho: Você respondeu esta pergunta na ação anterior. Agora escreva claramente no seu planejamento.
  • O que se pretende do nicho: Você quer que eles encontrem sua empresa, e se dirijam a uma loja? Você quer que eles comprem online? Você quer que eles entrem em contato por telefone? Defina o que você pretende fazer com o consumidor quando ele finalmente entrar no seu site.
  • Como se comporta o seu nicho: Você sabe quem eles são, agora pesquise como eles se comportam. São compradores online frequentes? São proativos e colaborativos? São fieis a um marca ou site? É importante você entender o comportamento para saber o que vai apresentar em seu site no primeiro contato.
  • Que informação o seu nicho busca: Você não pode produzir conteúdo para tudo e todos. Pense que informação essencial o seu consumidor busca durante o processo de decisão de compra do seu produto ou serviço. Pense como ele. O que você faz ou faria antes de decidir comprar no seu mercado. Pesquisaria empresa, recomendações, comentários ou referências? Que informação seu consumidor busca antes de comprar?
  • Que conteúdo produzir para o seu nicho: Definida a informação que ele busca, você agora tem que definir que conteúdo vai produzir. Informação e conteúdo são coisas bem diferentes. Se você busca informação sobre restaurantes, você pode encontrar como conteúdo: descrição do restaurante, comentários de clientes, ou críticas de especialistas. Pense no conteúdo que você acredita seja mais relevante para seu consumidor, e que você possa produzir.
  • Como produzir esse conteúdo: Agora que você sabe o que tem que produzir, planeje como produzir. Não menospreze a importância desta etapa. Você tem que determinar o tempo e os recursos necessários para produzir o conteúdo. Mesmo que você deseje produzir pessoalmente o conteúdo para seu consumidor, precisará de tempo para isso. Pense como irá produzir conteúdo, toda semana, mês após mês, durante alguns anos.




Aloque recursos para o Marketing de Conteúdo

Não há mágica, você tem que alocar os recursos necessários para produção do conteúdo da sua empresa. Pense neste investimento como a divulgação do seu negócio para um público que está realmente buscando por ele na Internet.

Estes recursos podem ser um estagiário, um funcionário, ou mesmo você.  Mas garanta que sejam reservados um horário e dia da semana fixos para esta atividade.

Aloque os recursos necessários à execução do planejamento e à produção constante de conteúdo.

 

Crie seu blog

Você tem um site, mas para produzir conteúdo constante você tem que ter uma ferramenta de publicação. Você não precisa criar um site novo, ou uma conta no Blogger. Não faça isso. Crie um blog dentro do seu site. Algo como: www.seusite.com/blog.

Para produzir seu conteúdo use ferramentas práticas e gratuitas como o WordPress.  A maioria das empresas que hospedam sites tem instalações gratuitas de blogs com WordPress que podem ser facilmente incorporados ao seu site atual.



O seu blog pode aparecer no menu do seu site, e deve pertencer ao mesmo domínio (URL) dele, sendo algo como www.seusite.com.br/blog. Os artigos publicados podem ainda ser incorporados na página principal do seu site, como uma área de notícias, novidades ou informações.

 

No Marketing de Conteúdo você tem que divulgar

Divulgue constantemente seu blog, ajudando seu conteúdo a ser conhecido nas mídias sociais, em outros blogs, no Twitter, Facebook e LinkedIn.

Integre seu Blog ao Twitter, de maneira que toda vez que você colocar conteúdo, ele aparecerá para seus seguidores no Twitter. Se você utilizar o WordPress ele possui plugins com esta função.

Aproveite todas as oportunidades de divulgação. Coloque a informação na sua assinatura de email. Participe de fóruns e grupos de discussão. Leia blogs relacionados aos seu negócio e comente os artigos com a sua assinatura.

 

Conteúdo útil e relevante sempre

Tenha um conteúdo que seja relevante para a comunidade de seus clientes, sempre se preocupando em manter um conteúdo atualizado e útil para seu público.

 

Não esqueça no Marketing de Conteúdo o foco é tudo

Mantenha o foco, resistindo à tentação de misturar propaganda ao conteúdo ou criando textos sem interesse. É muito comum as empresas quererem publicar artigos sobre seus produtos. Você pode ter uma área no seu site exclusiva para isso. Use o seu conteúdo para fornecer aos seus consumidores as informações que eles tanto procuram.

Seus textos têm que atrair consumidores para o seu site. A compra dos seus produtos ou serviços será uma consequência disso.

 

Não adianta fazer um Marketing de Conteúdo e não Monitorar os resultados

Este esforço inicial dará resultados. Em pouco tempo os clientes que busca na Internet vão encontrar seu conteúdo e a contatar sua empresa.

É muito importante que seu site tenha uma página de contato para facilitar a vida dos consumidores. Se necessário o WordPress tem plugins com esta função.

Verifique periodicamente os artigos que são mais lidos, agrupe eles e determine os temas mais relevantes para seu consumidor. Invista mais neles. Se houver um pico de visitas a um artigo, investigue o motivo.

Verifique os artigos que mantém o consumidor mais tempo no seu site, e o que fazer para ele visitar as outras páginas.

Mas não se esqueça: Monitore, monitore, monitore e aprenda.

O marketing digital é feito para dar resultados. Não se esqueça nunca disso.

Fonte: Guia Prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas




Se você tiver dificuldade em implementar alguma das técnica, a cima,  faça contato conosco, teremos prazer em ajudá-lo(a).

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Como atrair pessoas para o seu site

Você acabou de criar a sua marca o seu sucesso depende de um site e, por conseguinte, o número de visitantes e, desta forma as interações que é feita. Se você tiver desenvolvido uma loja virtual (e-commerce) o tráfego, tende a significar maior possibilidades de vendas. Se você tem um blog, da mesma forma, a audiência é super importante. Não esquecendo que com mais visitas, pode-se criar oportunidades para patrocínios e receita com publicidades. O tipo de site não importa muito, o que importa é gerar tráfego para o sucesso.

O que fazer?

Existem diversas maneiras para gerar tráfego para o seu site, escolher a melhor maneira sempre esbarra na questão de quanto temos de orçamento disponível, sendo assim, vamos citar alguns exemplos.

Pesquisa orgânica

Depois do seu site criado e bem otimizado, você começa a aparecer na busca orgânica dos buscadores e, conforme a audiência,  seu posicionamento será determinado pelo grau de interesse desse público. No caso do Google, várias métricas são atribuídas a cada site, podendo determinar assim, também, o seu posicionamento.

Publicidade Paga

Plataformas como o Google, dentre outros, oferecem a possibilidade de posicionamento a partir de investimentos em publicidade paga, onde se investe um determinado valor para garantir que seja mostrado para os visitantes o seu site, quando um termo é colocado na caixa de pesquisa desse buscador.

Cada uma plataforma tem um objetivo para divulgação, por exemplo, o Google cobra por cliques no endereço apresentado, significando com isso, mais público para o seu site.

Mídia social

Uma outra possibilidade para aumentar a audiência, é uma presença forte nas mídias sociais, como Facebook, Instagram, Twitter dentre outras, usando sempre imagens para promover a sua marca que são relacionados a você e ao seu site. Procure estar sempre na rede mais usada pelo seu público alvo.




SEO

Para que as buscas sejam efetivas, a otimização do seu site (SEO) se relaciona a tudo que precisa ser feito para tornar o seu site mais amigável para uso e visível para os mecanismos de busca. O objetivo é criar tráfego que vem através das pesquisas orgânicas, de forma gratuita, que trazem mais visibilidade para o site.

Dedique algum tempo para o SEO do seu site, pois essa é uma ferramenta poderosa de visibilidade de sites na internet.

Marketing de conteúdo

O conteúdo é rei. Todo o processo de criação de um blog, deve ser baseado no que o seu público está procurando.  Esse conteúdo deve ser útil e de qualidade para atrair e engajar os seus visitantes.

O conteúdo deve ser divulgado o mais abrangente possível: postagens no blog, vídeos, podcasts, infográficos etc., dessa forma o seu público será cada vez mais engajado.

Concluindo

Com os passos citados você terá, com o passar do tempo, um público fiel e engajado junto a sua marca, produto ou mesmo ideia. O Engajamento dependerá de quanto tempo, energia e dinheiro você estiver disposto a investir na divulgação e manutenção dessa relação.

Um último lembrete: Procure sempre mensurar o seu trabalho com ferramentas como o Google Analytics, dentre outras

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Uso Correto dos Títulos Para o SEO

Uso Correto dos títulos

Muitas pessoas já sabem da importância dos títulos (heading) HTML para SEO, pois são esses títulos que orientam a leitura dos robôs dos buscadores pelo hipertexto, mas também existem aquelas que ignoram isso completamente.

Qual a finalidade das tags na sua criação e nos tempos modernos?

As tags heading ou títulos (H1, H2, H3…H6) quando foram criadas por Tim Berners-Lee, criador do HTML e do WWW, tinha por objetivo, unicamente, formatar um documento para ser exibido nos navegadores (browsers) de forma correta, elegante e inteligível.

Hoje, além de melhorar a leitura do texto, também é um elemento muito importante nas estratégias de SEO, por dois motivos:

  1. Poder conter palavras-chave visadas, importante para o negócio;
  2. Por possibilitar aos buscadores entenderem a estrutura do documento visitado e fazer as indexações necessárias.

Hoje com os recursos de formação de letras, através da folha de estilo (CSS) as páginas ficaram com um design muito mais agradável para o visitante, que busca por aquela fonte de informação, tornando a leitura mais leve, mas para os robôs essa formatação não tem a menor significância, pois, o que importa é a tag em si, não a formatação.




Qual a tag heading mais importante para o SEO?

A tag heading mais importante para o SEO é a tag H1 (Cabeçalho/Título 1) o título principal do texto que estamos redigindo, mesmo que o texto não tenha outro, esse não pode faltar.

Nessa tag heading (H1) você deve colocar a palavra-chave foco, visada para o texto, por exemplo SEO, o mais próximo do início da linha do título, o mais a esquerda possível, pois, quantos mais para a direita estiver diminui a pregnância do termo.

Nunca é demais lembrar que o foco do seu texto é solucionar ou informar uma questão para quem está buscando o conteúdo, dessa forma, o título deve ser marcante, persuasivo e informar ao visitante o que irá encontrar. Título muito otimizado para SEO, pode não ser interessante para quem está buscando por algo, fazendo mesmo que não clique no link quando estiver visualizando no buscador, pois esse é um dos objetivos visado pelo título para SEO.

Exemplificando uma estrutura hierárquica de títulos

Independente do tamanho do texto é sempre interessante quebrar o texto com subtítulos, pois, isso melhora em muito o entendimento de quem lê, veja um exemplo estrutural abaixo, tomando por tema SEO:

Título 1 (H1) – Entendendo o SEO (título único)

Título 2 (H2)– Tipos de SEO

Título 3 (H3)– SEO on-page

Título 3 (H3)– SEO off-page

Essa mesma hierarquia de títulos é observada pelos robôs dos buscadores quando vasculham o seu site ou blog, catalogando e indexando tudo que vê.

Uma questão que deve ser observada nessa hierarquização é que cada texto só deve ter, necessariamente, uma tag heading H1, pois, é a principal e deve resumir o conteúdo do texto apresentado.

As outras tag (h2, h3…h6) podem aparecer mais de uma vez durante o texto, não esquecendo de obedecer uma hierarquia semântica.

Como editar esses Títulos

Você pode estar pensando: tenho que colocar esses códigos (H1) na página que estiver editando, como os escrevo?

Como acredito que você esteja usando um gerenciador de conteúdo (CMS), como o WordPress ou o Blogger, você estará editando em caixa de edição semelhante ao Word, com botões e tudo mais, dessa forma, você só deve se preocupar em identificar o que é cabeçalho, e o que é parágrafo, além de outras formatações.

Concluindo

Associada a outras técnicas de SEO que visem destacar elementos chave dentro de um texto, as tags heading (H1 etc) ajudam a orientar os robôs dos mecanismos de busca na varredura do conteúdo objetivando as estratégias de marketing digital visadas para o seu negócio.

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10 Dicas Para Um Site De Sucesso

Negócio na Web

Para se obter resul­ta­dos sig­ni­fi­ca­ti­vos, nos negócio na web, não basta mon­tar um site, blog ou e-commerce e aguar­dar os aces­sos que poderão gerar negó­cios. Todo pla­ne­ja­mento estra­té­gico deve ser levado em con­si­de­ra­ção para atin­gir os obje­ti­vos alme­ja­dos, vamos fazer algumas recomendações.




 

Qual o seu público?

É claro que há casos distintos de como criar um site. A primeira pergunta a ser feita é: quem vai acessar esse site? Tomando como base essa resposta, você pode, sim, arriscar-se numa página inicial mais inovadora e fora dos padrões, mas se o site não for voltado para um público bem específico, a melhor saída é sempre priorizar a funcionalidade e a objetividade. E em tempos de uma rede cada vez mais sortida, fica mais difícil definir quem
de fato vai acessar seu site. Portanto, fique atento àquilo que pode representar uma dificuldade desnecessária ao visitante.

Menos é Mais

Essa máxima há muito tempo usada pelo design que também é válida para a Web. Ao planejar o seu site de negócio na web, pense de forma simples. Sites cheios de elementos em movimento só servem para distrair a atenção do seu visitante levando a perda de foco, quando não o irritam. Considere no que realmente o levou ao seu conteúdo. Sendo assim, não o distraia vá direto ao ponto. Lembre-se sempre: o seu concorrente está a um clique de distância.




 

Usa­bi­li­dade

Usa­bi­li­dade sig­ni­fica, basicamente, faci­li­dade no uso, no nosso caso, na navegação do seu site. Planeje seu site de tal forma que toda e qualquer informação deve ficar a dois ou no máximo três cliques da página inicial do seu site. A ideia é facilitar ao máximo o acesso do internauta às informações que ele busca, aumentando o seu grau de satisfação.

Cuidado com menus que se desdobram demais. Há casos que se torna quase um desafio conseguir clicar em uma subseção desses menus. Caso esse desdobrar seja de fato necessário, tente fazer com que todas as subseções venham logo em seguida aos botões.

Logotipo a esquerda

Esse já é um padrão na Internet e que vale a pena ser levado em conta. Sempre que possível, use o logotipo no canto esquerdo superior do site. Esse local facilita a visão do logotipo, além de ser um dos principais pontos de atenção que as pessoas têm ao acessar um site, servindo também como link para a página principal.

Contato sempre a vista

Muita gente se esquece de uma das utilidades mais básicas de um site: gerar contato do visitante com a pessoa proprietária do site. Mas como esse contato acontecerá sem que a pessoa que visita o site tenha acesso fácil a informações como e-mail de contato, telefone e endereço? Por isso, não pense duas vezes e deixe bem visível essas informações de contato a vista.

Ainda, como o contato é tão importante, incentive esse processo incluindo um formulário de contato prático e simples e bem visível no site, isso será muito positivo.

Mapa do site

Se há muito conteúdo no site e a quantidade de seções acabou ficando maior do que deveria ser não hesite em colocar um link para um mapa do site. Coisa simples e direta, para o entendimento imediato de como estão dispostas as informações no site.

Responsividade

Não existe mais justificativa para o seu site não ser responsivo, ou seja, visualizado em todo e qualquer dispositivo, seja desktop, notebook, tablet, smartphone ou mesmo celulares são os principais meios de acesso a internet no mundo e o Brasil não fica atrás. As últimas estatísticas mostram que além das vendas de desktop terem caído muito, em relação a equipamentos menores, e, que o acesso a partir das residências, através de smatphones e celulares, no Brasil, já ultrapassam os acessos através de desktop.

Quando estiver criando o seu site não deixe de considerar esse fato. Caso não leve isso em consideração perderá uma audiência significativa da web.

Posts (artigos) relacionados

Esse é um recurso hoje muito importante para manter o visitante no seu site, os posts relacionados, leva-o de um artigo a outro. Outra questão muito importante é que os links internos aumentam a relevância do seu conteúdo nos mecanismos de busca.

Oti­mi­za­ção (código e seo)

As buscas já estão integradas totalmente em nossa sociedade, isso é um fato. A popularização da internet e os avanços tecnológicos potencializaram um comportamento característico do ser humano, que é o comportamento de busca.

Conhe­cido como SEO (Search Engine Opti­mi­za­tion) que visa oti­mi­za­ção para meca­nis­mos de busca é um con­junto de téc­ni­cas que visão estru­tu­rar as infor­ma­ções sobre o seu negó­cio (rele­vân­cia), obje­ti­vando um melhor posi­ci­o­na­mento nos bus­ca­do­res. Atra­vés de palavras-chave con­ti­das no site (título, con­teúdo das pági­nas etc), que devem ser espe­cí­fi­cas sobre o seu negó­cio web e cons­tan­te­mente atu­a­li­za­das é que pos­sí­veis con­su­mi­do­res che­ga­rão até seu negó­cio.

Ainda considerando, é uma das formas de melhorar o posicionamento a médio e longo prazo do site do seu negócio em buscadores como Google, Yahoo e Bing sem ter que pagar os links patrocinados, de forma vitalícia.

Publi­ci­dade (divulgação)

A pro­pa­ganda é a alma do negó­cio, além de incluir em toda a sua pape­la­ria o ende­reço ele­trô­nico do seu site existe tam­bém a publi­ci­dade on-line que tanto pode ser feito atra­vés de links patro­ci­na­dos nos pró­prios sites de busca, como por exem­plo o Goo­gle Adwords, Facebook Ads etc., como em mídia soci­ais atra­vés de tro­cas de ban­ners, neste caso, que seja vin­cu­lado em sites ou mesmo comu­ni­da­des liga­das ao tipo de negó­cio web, pois, de outra forma a pro­pa­ganda poderá não sur­tir os resul­ta­dos esperados.

Concluindo

De nada adianta criar estratégias para o seu negócio web se não mensurar o que dá resultado e o que não dá resultados, use as ferramentas online para isso tipo Google Analytics. É muito importante para o nosso negócio web, sabermos para onde estamos indo, e, por conseguinte, mudarmos de rumo quando for necessário.

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SEO: A taxa de conversão é mais importante do que visitação

É muito comum haver entre os donos de sites uma competição para apontar quem recebe mais visitantes no seu site. Porém, isto não é o mais importante. Às vezes pode acontecer de uma empresa não receber tantos visitantes como outra e fechar mais clientes que a outra pela internet. Por quê isso acontece? Além de uma boa otimização do site para mecanismos de busca, ou na sigla em inglês SEO, um bom site precisa motivar seu visitante a fazer uma ação. Pode ser inscrever-se em uma newsletter ou realizar a compra de um produto, não importa, no final do funil de visitação de um site deve existir uma ação. Mais que isso, essa ação deve poder ser medida.

O PODER DOS TESTES

Testar várias versões de uma página é um recurso poderoso que poucas empresas praticam na hora de colocar o seu site para funcionar. Isto ocorre, porque implementar esses testes consome recursos de tempo, de dinheiro e de equipe que muitas das vezes não são bem vistos aos olhos do dono do projeto. Além disso, quando estamos dizendo que vamos testar algumas versões de página, podemos estar colocando em risco a pesquisa do negócio feita pelo departamento de marketing e o estudo de design do site feito pela equipe de comunicação. Enfim, todos acabam olhando esta estratégia como ruim.

Porém, com o avanço tecnológico da internet e o aumento da nossa capacidade de medição através de relatórios gráficos como o Google Analytics, é muito importante ocupar-se inteiramente dos testes. No máximo, o que pode ocorrer após um teste de desempenho de conversão de uma página é descobrirmos com certeza estatística o que o nosso cliente não gosta de ver na tela, o que lhe desmotiva a comprar.

SEO + DESIGN

Duas coisas são essenciais para aumentar as vendas de uma empresa na internet: SEO e Design. O SEO ou otimização do site para mecanismos de pesquisa, faz com que a página apareça nas primeiras posições dos mecanismos de busca como o Google e o Design são os responsáveis por reterem os clientes e inspirar neles uma ação. Se o SEO é algo que pode ser totalmente testado, assim também deve ser o design. Às vezes as cores de um botão ou o posicionamento de alguns elementos na tela, podem fazer a diferença entre o seu cliente comprar e não comprar. É um trabalho honeroso, que consome tempo da toda a equipe, mas que pode trazer um resultado espantoso para o fluxo de caixa das empresas.




Imagine se hoje você já é capaz de levar para o seu site 10 mil visitantes por mês e tem uma capacidade de fechamento de vendas de 1%. Desta forma, 100 pessoas compram seus produtos através do site em um mês. Seguindo os métodos tradicionais de marketing, você poderia aplicar alguma verba em anúncios e fazer crescer o número dos seus visitantes mensais em 50%, passando a receber ao invés de 10 mil visitantes, 15 mil visitantes por mês. Mantendo a taxa de conversão em 1%, agora 150 pessoas passariam a comprar do seu site.

Agora imagine que ao invés de você investir em publicidade para aumentar o seu número de visitantes, você investisse em aumento da taxa de conversão e conseguisse, aumentá-la para 1,5%. Sem nenhum investimento extra, você passaria a vender para 150 pessoas todos os meses através do seu site. Agora imagine se você fizesse as duas coisas? Investisse em publicidade para trazer mais visitantes no site e ainda aumentar a taxa de conversão de vendas do site para 1,5%? Você passaria a vender para 225 pessoas através do seu site todos os meses!

Isso não seria fantástico? Pense nisso e precisando de ajuda, fale com a gente.

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SEO e Marketing de Conteúdo, Como Combinar?

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas, estratégias e táticas usadas para aumentar a quantidade de visitantes para um site através da obtenção de uma boa presença SERP (search engine results page) nos mecanismos de busca: Google, Bing, Yahoo dentre outros.




Marketing de Conteúdo é o processo de criação e distribuição de conteúdo relevante para atrair e envolver um determinado público para objetivos claramente definidos, como por exemplo, adquirir e educar clientes, onde qualquer peça de Marketing de Conteúdo que é criado deve visar essa resposta. O principal objetivo é fornecer o máximo de valor a partir de estratégias que atendam a todas as necessidades do público almejado.

SEO e Marketing de Conteúdo devem caminhar lado a lado. Podemos dizer que eles são duas personalidades da um mesma entidade, onde, um não existe sem o outro.

 

Marketing de Conteúdo

  • Concentre-se em ideias-chave.
  • O conteúdo atinge seu público-alvo?
  • A pesquisa de palavras-chave é igualmente importante quando o conteúdo é criado.
  • Notícias, vídeos instrutivos, white papers, ebooks, posts de blog, guias, artigos, perguntas e respostas, imagens, entre outros.




Search Engine Optimization

  • Pesquise palavras-chave para uma variedade de ideias.
  • Escolha palavras-chave na busca para um maior número de usuários.
  • Melhorar o seu conteúdo com estratégias.
  • Direcionar mais usuários para o site com conteúdo de valor.

SEO é a técnica de usar palavras-chave ou frases para ajudar o seu site/blog alcançar um posicionamento mais alto nos resultados dos buscadores. Enquanto, Marketing de Conteúdo desempenha um papel enorme, encantando e engajando o seu público. Ambos são eficazes e você pode alavancar o seu conteúdo melhorando assim a visibilidade e gerando novos leads.

SEO e Marketing de conteúdo são uma dupla imbatível ao trazer uma verdadeira melhoria no tráfego para o site, para todos os seus objetivos de negócio a longo prazo.

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WordPress a Melhor Estrutura de Links Permanentes

O que são link permanente?

Link permanente é a URL fixa para páginas específicas de seu site ou blog, assim também como categorias, tags etc. É o que as outras pessoas usarão para referenciar um post do seu site ou realizar uma publicação no Twitter ou Facebook. Então, a URL de uma determinada página, deve ser sempre a mesma, um link permanente.

No WordPress, existem 5 estruturas de permalinks (link permanente) disponíveis e um campo para criar um outro customizado.

  • Padrão: /%post_id%
  • Dia e nome: /%year%/%monthnum%/%day%/%postname%/
  • Mês e nome: /%year%/%monthnum%/%postname%/
  • Numérica: %/archives/%post_id%
  • Nome do post: /%postname%/




Link permanente para estrutura e performance

Se você está começando agora com WordPress, então é melhor utilizar uma estrutura correta de link permanente. Pode até parecer um pouco complicado no início, já que existem várias opções e pode ser difícil identificar qual estrutura é a melhor no seu caso.

Abaixo vão algumas dicas para descomplicar este processo:

  • Nunca use a estrutura padrão %postid%. Esta estrutura deixa a URL da sua página mais ou menos deste jeito: http://www.miltondesign.com.br/?p=2312. O WordPress encontrará sua página rapidamente, mas seu posicionamento em sites de busca fica comprometido.
  • Evite iniciar sua estrutura com a categoria (%category%), tag (%tag%) ou autor (%author%). Esta estrutura utiliza mais recursos do servidor, e caso você sinta algum tipo de lentidão ao abrir os links, talvez seu servidor esteja sobrecarregado.
  • Iniciar sua estrutura de links permanentes de forma numérica, como por exemplo o ano do post. Ex.: %year%/%postname%/

Uma estrutura bem feita pode melhorar o posicionamento do seu site, afinal a URL do site é algo que conta muito na hora de posicionar seu site no Google ou em outros mecanismos.

Concluindo

Talvez você tenha percebido que as estruturas de links permanentes /%year%/%monthnum%/%day%/%postname%/ e /%postname%/ são as duas mais utilizadas. Sites populares têm utilizado uma dessas estruturas, no entanto, há uma variação no tipo de conteúdo entre os que fazem uso da primeira estrutura e da segunda.

Utilizar uma estrutura com a data detalhada, como a primeira opção acima, é ideal para portais de conteúdo e sites de notícias, onde o fluxo de posts passa dos três diários. Já para sites corporativos ou blogs com um baixo índice de postagem, a segunda opção é a ideal. Ambas privilegiam o SEO de acordo com seu fluxo de conteúdo.

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