Tags Heading e o Uso Correto para SEO

heading-tag-seo-miltondesign

Uso Correto das Heading

Muitas pessoas já sabem da importância dos títulos (heading) HTML para SEO, pois são esses títulos que orientam a leitura dos robôs dos buscadores pelo hipertexto, mas também existem aquelas que ignoram isso completamente.

Qual a finalidade das tags na sua criação e nos tempos modernos?

As tags heading (H1, H2, H3…H6) quando foram criadas por Tim Berners-Lee, criador do HTML e do WWW, tinha por objetivo, unicamente, formatar um documento para ser exibido nos navegadores (browsers) de forma correta, elegante e inteligível.

Hoje, além de melhorar a leiturabilidade do texto, também é um elemento muito importante nas estratégias de SEO, por dois motivos:

  1. Poder conter palavras-chave visadas, importante para o negócio;
  2. Por possibilitar aos buscadores entenderem a estrutura do documento visitado e fazer as indexações pertinentes.

Hoje com os recursos de formação de letras, através da folha de estilo (CSS) as páginas ficaram com um design muito mais melhorado para o visitante, que busca por aquela fonte de informação, tornando a leitura muito agradável, mas para os robôs essa formatação não tem a menor significância, pois, o que importa é a tag em si, não a formatação.

Qual a tags heading mais importante para o SEO?

A tag heading mais importante para o SEO é a tag H1 (Cabeçalho/Título 1) o título principal do texto que estamos redigindo, mesmo que o texto não tenha outro, esse não pode faltar.

Nessa tag heading (H1) você deve colocar a palavra-chave foco, visada para o texto, por exemplo SEO, o mais próximo do início da linha do título, o mais a esquerda possível, pois, quantos mais para a direita estiver diminui a pregnância do termo.

Nunca é demais lembrar que o foco do seu texto é solucionar ou informar uma questão para quem está buscando o conteúdo, dessa forma, o título deve ser marcante, persuasivo e informar ao visitante o que irá encontrar. Título muito otimizado para SEO, pode não ser interessante para quem está buscando por algo, fazendo mesmo que não clique no link quando estiver visualizando no buscador, pois esse é um dos objetivos visado pelo título para SEO.

Exemplificando uma estrutura hierárquica de títulos

Independente do tamanho do texto é sempre interessante quebrar o texto com subtítulos, pois, isso melhora em muito o entendimento de quem lê, veja um exemplo estrutural abaixo, tomando por tema SEO:

Título 1 (H1) – Entendendo o SEO (título único)

Título 2 (H2)– Tipos de SEO

Título 3 (H3)– SEO on-page

Título 3 (H3)– SEO off-page

Essa mesma hierarquia de títulos é observada pelos robôs dos buscadores quando vasculham o seu site ou blog, catalogando e indexando tudo que vê.

Uma questão que deve ser observada nessa hierarquização é que cada texto só deve ter, necessariamente, uma tag heading H1, pois, é a principal e deve resumir o conteúdo do texto apresentado.

As outras tag (h2, h3…h6) podem aparecer mais de uma vez durante o texto, não esquecendo de obedecer uma hierarquia semântica.

Como editar esses Títulos

Você pode estar pensando: tenho que colocar esses códigos (H1) na página que estiver editando, como os escrevo?

Como acredito que você esteja usando um gerenciador de conteúdo (CMS), como o WordPress ou o Blogger, você estará editando em caixa de edição semelhante ao Word, com botões e tudo mais, dessa forma, você só deve se preocupar em identificar o que é cabeçalho, e o que é parágrafo, além de outras formatações.

Concluindo

Associada a outras técnicas de SEO que visem destacar elementos chave dentro de um texto, as tags heading (H1 etc) ajudam a orientar os robôs dos mecanismos de busca na varredura do conteúdo objetivando as estratégias de marketing digital visadas para o seu negócio.

Gostou do post? Comente, curta e/ou compartilhe.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *