5 Backups WordPress Gratuitos

Se você usa WordPress, precisará usar uma solução de backup para preservar sua instalação. A boa notícia é que existem ferramentas para lidar com essa tarefa sem você gastar um centavo.

Se dependes do WordPress, você entende o quão importante é o seu site ou blog para ficar conectado com seu público, dessa forma, você entende que deve manter seu site atualizado e, sendo assim, você deve ter uma solução de backups. A boa notícia é que existem plugins que te ajudarão nessa tarefa, veja quais são os 5 soluções, abaixo:




1 – WordPress de backup embutido

Você provavelmente nem sabia que o WordPress tem a sua própria ferramenta de backup interna. Essa opção do painel em Ferramentas. Use a opção Exportar e você poderá facilmente selecionar o que você deseja fazer backup (posts, páginas, comentários, campos personalizados, categorias e tags). Faça suas seleções, clique em Download do arquivo de exportação, e salve o arquivo .xml em algum lugar seguro. Veja a imagem abaixo.

 

Quando você precisar recuperar o backup, basta usar a ferramenta de importação e importar essas configurações.

Uma coisa que você precisa saber é que esse recurso somente salva o conteúdo do seu WordPress, não salva nem o tema nem os plugins. Para isso, você terá que fazer um backup extra. Mesmo assim, as únicas partes mais importantes (o conteúdo) será salvo.




2 – BackWPup grátis

BackWPup irá ajudá-lo a salvar a sua instalação do WordPress inteira (incluindo o tema e os plugins). Com esta solução, você vai enviará o backup para um serviço remoto (Dropbox, S3, ou FTP) e até mesmo a múltiplos serviços em paralelo. BackWPup permite que você executar os backups facilmente. Esse plugin também tem a versão PRO que contempla mais recursos.

03backwpup1

Você pode salvar backups em vários formatos como: xml, zip, tar, ou bzip2. BackWPup gratuito também permite que você selecione quais tabelas para fazer backup de seu banco de dados local e até mesmo incluir anexos no seu backup.

3 – UpdraftPlus

UpdraftPlus é uma das soluções de backup mais populares para WordPress. É incrivelmente simples de usar: Instale-o, ativá-lo, e clique em Backup Agora. Uma vez que tenha feito backup seu site, você pode visualizar seus arquivos de backup e descarregue conforme necessário. Você pode configurar o Updraft para backup em intervalos de quatro, oito ou 12 horas ou diária, semanal ou mensal.

05updraft1

Depois de ter backups disponíveis, você pode selecionar o que você deseja fazer backup (a partir de banco de dados, Plugins, Temas, uploads, e outros). Esse plugin tem também a versão PRO com mais recursos adicionais.




4 – Duplicator

Duplicator é a solução de backup mais poderosa que permite fazer backup, migrar, copiar ou clonar um site WordPress inteiro. Esta é a ferramenta que você deve usar se você está procurando algo que pode fazer um backup completo e restaurar de um site inteiro.

07duplicator1

No entanto, é importante notar que você precisa de uma compreensão de backup maior para usá-lo. Funciona como duplicador criando “pacotes” que servirão de assistentes de instalação.

5 – CYAN backup

CYAN backup é uma solução de backup menos conhecida, mas tão bom quanto os outros, citados nesse post. Se você está procurando uma mistura solidez com facilidade de uso de utilização esse é o plugin. Ele permite que você faça backup de todo o seu site e seu banco de dados em um único arquivo zip.

09cyan1

Embora CYAN não tenha apoio nuvem, ele inclui FTP, FTPS, e SFTP. Então se você tem um site FTP disponível, você pode configurar CYAN para backup automático de sua instalação do WordPress para esse destino. Uma vez configurado, clique em Backup Now! para executar o seu primeiro backup. Você também pode configurar uma programação simples para backups automatizados.




Conclusão

Nunca é demais dizer da importância do Backup do WordPress não importando se é para blog pessoal, institucional, ou mesmo se você vende e administra projetos WordPress, você precisa fazer backup de seus dados periodicamente, pois, eles são muito preciosos. Qualquer um dessas cinco ferramentas irá fazer um trabalho excelente sem você ter que gastar um único centavo, só um pouco de tempo.

Gostou do post? Comente, curta e Compartilhe.

Precisando de ajuda? Clique aqui, podemos te ajudar.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.