Dicas de segurança para Wordpress

É um erro grande pensar que apenas empresas de grande porte são alvos de ataques cibernéticos. As rotinas de segurança deve fazer parte do cotidiano de todas as pessoas no meio digital, ou seja, desde provedores de hospedagem na web até usuários finais passando por gerenciadores de sites e desenvolvedores.

A internet no cotidiano

No mundo em que vivemos dependemos cada vez mais da internet. Atualmente todos, sem exceção, dependemos de processos criados e mantidos pela internet.

Como a internet está em todo lugar, todas as atualizações e novidades foram criadas para facilitar a rotina e simplificar nossos dia a dia, seja pessoal ou comercial.  A internet e o mundo dos computadores também apresentaram novas ameaças que com o tempo estão sendo aperfeiçoadas e cada vez fica mais difícil erradicar.

Por que falar sobre segurança?

Segundo a CNN , na América Latina é realizado um ataque cibernético a cada 33 segundos. Os países onde esses ataques ocorrem mais são Brasil, México e Colômbia.

No entanto, não são apenas as grandes empresas que podem ser vítimas desses ataques. Pequenas empresas, blogs e até nossas próprias informações pessoais podem ser afetadas por qualquer tipo de ataque cibernético.

Hoje, um dos bens mais preciosos do mundo é a informação.  E, como diz Bill Gates, “informação é poder”. Se você possui um site, independentemente do seu tamanho, se possui um negócio on-line ou trabalha com um deles, é importante que saiba que deve protegê-lo contra diferentes ameaças.

Existem inúmeras ameaças que podem ou não envolver sua presença on-line, desde grandes ataques a servidores, até pequenos hackers capazes de roubar as informações do seu cartão de crédito, porque você usa uma senha muito “fraca” com um nível de segurança muito baixo.

 




Ameaças à segurança do computador:

Controle de conta:

Trata-se da violação de um sistema de segurança, onde informações sobre cartões de crédito e contas bancárias são expostas e podem ser usadas para realizar fraudes financeiras.

Botnets:

A botnet é a rede de computadores que foram infectados por algum malware.  Essa rede permite acessar informações sem que o usuário tenha conhecimento.

Teste de cartão bancário

Esta é uma prova de compra com um cartão de crédito ou débito que foi roubado para saber se foi bloqueado pelo proprietário.

Phishing, Pharming ou Baleia

São páginas com características muito semelhantes às de outros sites, com a intenção de comissionar o usuário e fazê-lo acreditar que ele está em um site seguro e conhecido, quando na verdade ele está em uma montagem.  Empresas como instituições financeiras ou sites que realizam algum tipo de transação são as que mais sofrem com esse tipo de fraude.

Outro tipo de ameaças

Existem também vários problemas ou situações externas que podem variar de um fenômeno natural a um ataque terrorista ou um simples erro devido ao descuido do administrador pelo site.

Infraestrutura de servidor que hospeda seu site

Como você deve saber, as informações contidas em todos os sites do mundo estão hospedadas em um espaço físico em grandes servidores. Nós da MDesign usamos e recomendamos servidores da HostGator por possuir uma rede de servidores de extrema segurança e monitoramento constante .

Erros humanos e falhas técnicas

Da mesma forma que a Internet é robusta e desenvolveu estratégias diferentes para garantir a segurança, sabemos que, com um simples clique, é possível perder as informações do seu site.  Certamente você se lembra de quando enviou um e-mail ou um Whatsapp por engano, o mesmo pode acontecer com o seu site ou o da sua empresa.

Outras falhas técnicas , como atualizar um sistema, instalar um novo plug-in ou componente, podem causar erros de compatibilidade, causando a perda das informações do site. Tenha sempre um backup atualizado para não perde informações devido a pequenos erros.

Como cuidar da segurança do site, blog etc

Certificado de segurança SSL

O protocolo de segurança HTTPS é a maneira mais fácil e segura com a qual você pode cuidar do seu site e protegê-lo de pessoas mal-intencionadas, também propiciando proteção do seu público e clientes.

Este certificado criptografa as informações trocadas no site, portanto, será muito difícil para alguém descobrir os dados de um cartão de crédito, por exemplo. Recentemente, o Google começou a notificar os usuários sobre sites que não possuem certificados SSL e a penalizá-los para que eles não tenham um bom posicionamento nos resultados do Google.

Faça backup do seu site

É importante que você sempre tenha um backup atualizado do seu site.  De preferência, um backup on-line e automático, onde você não precisa se preocupar em salvar as informações constantemente e sempre estar preparado para qualquer tipo de ameaça.

Use sempre senhas fortes

Parece algo básico e um pouco óbvio, mas como sabemos que hoje temos que salvar muitas senhas, é melhor ter uma para tudo, ou simplesmente colocar a famosa “senha123” .  Aqui estão algumas senhas mais inseguras do mundo, de acordo com o NCSC:  123456; 123456789; qwerty; senha; a1b2c3d4;  111111 dentre outras sequencias.

Datas de nascimento, frases previsíveis ou sequências numéricas fáceis, como ‘12345’, são frequentemente usadas como senhas. Segundo a BBC , a senha  “123456 ‘,  foi encontrada 23 milhões de vezes. Não facilite a tarefa para os hackers.

O problema do uso dessas sequencias é são vulneráveis ​​e podem ser descobertas por criminosos cibernéticos, causando danos irreparáveis ​​a pessoas e empresas.

Portanto, a geração de senhas fortes e seguras é essencial para proteger seus dados pessoais e os de seus clientes.  Outra boa prática é alterar as senhas periodicamente para dificultar o acesso dos hackers às suas contas.

Manter sites e contas virtuais seguras também é uma responsabilidade sua.

Texto retirado do site: https://www.hostgator.com.br/

Gostou do post? Comente, curta e Compartilhe.

Você está precisando ou sabe de alguém que esteja precisando CRIAR ou REFAZER UM SITE para melhorar o posicionamento no Google? Pode enviar uma mensagem ou chame no Whatsapp.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *